O vestiário rachou na leniência

Brenno Grillo
Publicada em 10/06/2024 às 15:00
Jorge Messias, advogado-geral da União, e Vinícius Carvalho, controlador-geral da União, têm sido criticados por parte dos advogados e defendidos por outros Foto: Karla Couto - ASCOM/CGU

A renegociação dos acordos de leniência com o governo provoca uma cisão entre as empreiteiras. Parte dos advogados envolvidos na renegociação procuraram o Bastidor para defender a atuação do governo. Eles afirmam que as informações sobre a demora do governo em ajudar a encontrar uma solução para a discussão são exageradas.

A visão desta turma é a oposta de outra parte dos envolvidos nas negociações, como mostrou mais cedo o Bastidor. Advogados de outras empreiteiras reclamam da demora nas negociações e dizem que a AGU e a CGU querem boicotar um possível acordo.

Os satisfeitos com o governo afirmam que Jorge Messias, advogado-geral da União, e Vinícius Carvalho, chefe da Controladoria-Geral da União, têm tido cuidado nas negociações. De acordo com essas fontes, as críticas à dupla vêm de partes que "não querem pagar mais nada".

A discussão pela revisão dos acordos de leniência começou no início deste ano, com as empreiteiras indo ao Supremo Tribunal Federal pedir novos parâmetros para as multas cobradas por conta dos crimes que cometeram.

A solução de André Mendonça foi colocar todos os envolvidos para conversar, mas a falta de acordo tem levado a seguidas prorrogações do prazo.

Acórdão proferido pelo Tribunal de Contas da União na semana passada mostra que, segundo dados de 2022 da CGU, foram pagos 8,5 bilhões de reais dos 18,3 bilhões de reais dos 25 acordos de leniência assinados.

O tribunal listou alguns problemas de transparência na divulgação das informações. Um deles é o fato de ser impossível à corte checar as informações apresentadas nos sites oficiais de AGU e CGU com as listadas nos acordos.

Leia o acórdão proferido proferido pelo TCU na sessão de quarta-feira (5) e outras notícias publicadas pelo Bastidor sobre o assunto:

Exclusivo

Negócios suspeitos de família

13/06/2025 às 10:00

PF investiga contratos do marido de deputada Elcione Barbalho com governo de seu filho no Pará

Leia Mais

STJ dá isenção de custas judiciais a magistrado do TJDFT que ganha 50 mil reais mensais, em média

Leia Mais

Governo aciona STF para ressarcir fraudes no INSS fora do teto de gastos e sem aval do Congresso

Leia Mais

Com dificuldade de quórum, CPI termina sem aprovar relatório que indiciava apenas 16 pessoas

Leia Mais

Câmara examinará cassação da deputada foragida Carla Zambelli, determinada pelo Supremo

Leia Mais

Forçou o contato

11/06/2025 às 20:58

Atacante Bruno Henrique, do Flamengo, é denunciado por participar de esquema de fraude em apostas

Leia Mais

Ministro do STF anula condenação de ex-presidente da Petrobras por compra da refinaria de Pasadena

Leia Mais

Pela moderação

11/06/2025 às 19:50

Com Gilmar, STF tem maioria para ampliar a responsabilidade das big techs por conteúdo de usuários

Leia Mais

Alexandre de Moraes pede ao Ministério da Justiça a extradição de deputada foragida na Itália

Leia Mais

Busca lenta

11/06/2025 às 16:27

Conselheiro pede vista e Cade suspende análise de processo de entidades jornalísticas contra Google

Leia Mais

Oposição trava votação do novo Código Eleitoral na CCJ do Senado e adia discussão para julho

Leia Mais

Dino vota por responsabilização das plataformas sem ordem judicial em casos de conteúdo ilegal

Leia Mais

Aposentada de novo

11/06/2025 às 11:49

CNJ pune desembargadora Sandra Inês, do TJBA, pela 2ª vez - agora, por manter “gabinete paralelo”

Leia Mais

Guerra pelo Safras

11/06/2025 às 06:00

Credores menores contrariam grandes grupos econômicos em processo de recuperação judicial

Leia Mais

General Paulo Sérgio diz ao STF que discutia apenas uma "Garantia da Lei e da Ordem" com Bolsonaro

Leia Mais