A luta virtual
Apesar de ser beneficiária do acordo de leniência da J&F, a Funcef, fundo de pensão dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, não deixou claro se pretende apresentar algum recurso contra a decisão do ministro Dias Toffoli de suspender o acordo de 10,3 bilhões de reais. Em resposta a um questionamento do Bastidor, a entidade disse apenas que segue acompanhando de perto os desdobramentos do caso.
A Funcef, que administra recursos das atuais e futuras aposentadorias de funcionários do banco, deveria receber 1,75 bilhão de reais do acordo de leniência. Pela decisão de Toffoli, a entidade ficará sem este dinheiro, que reporia perdas em casos de corrupção.
Porém, em nota (leia a íntegra no fim do texto), afirma apenas que não é parte no pedido encaminhado pela J&F ao Supremo Tribunal Federal para pedir a suspensão da multas.
Contudo, isso não impede a entidade de apresentar uma petição ao ministro para explicar seu posicionamento. Como o Bastidor mostrou, a Caixa e o fundo Petros, que cuida das aposentadorias dos funcionários da Petrobras, também não fizeram qualquer manifestação no processo. Assim como a Funcef, ambos receberiam compensações por prejuízos em negócios.
O entendimento da Funcef é que não houve qualquer irregularidade na homologação do acordo de leniência, firmado entre a J&F e o Ministério Público Federal. Só falta agora dizer isso a Toffoli.
O fundo é comandado atualmente por Ricardo Pontes, escolhido em uma eleição realizada pelos funcionários da Caixa, uma novidade. Todavia, essa decisão não veio ao acaso: ele tinha amplo apoio sindical e é próximo do ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Leia a íntegra abaixo:
A FUNCEF esclarece que, embora seja beneficiária do acordo de leniência firmado em 2017 entre o Ministério Público Federal e a holding J&F, não é parte do processo ajuizado pela J&F junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
No entanto, a FUNCEF permanece em constante diligência perante os órgãos públicos e demais entidades envolvidas, para que o compromisso celebrado seja mantido e, dessa forma, não haja prejuízo aos participantes da Fundação e demais beneficiários do acordo.
Em que pese as recentes notícias envolvendo o acordo de leniência, especialmente no tocante à suspensão da multa da J&F, a FUNCEF reitera o entendimento acerca da lisura e legalidade do acordo homologado pelo Poder Judiciário. A FUNCEF continuará atuando para que prevaleçam os regramentos originais e legais, e está tomando todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis, de forma a não prejudicar os milhares de participantes que têm os benefícios pagos pela Fundação como importante fonte de recursos para o sustento próprio e de suas famílias.
Ex-presidente da Câmara será o relator do projeto que prevê a isenção de IR a quem menos de R$ 5 mil
Leia MaisIndicado por ACM na prefeitura de BH é alvo da Polícia Federal em nova fase da Operação Overclean
Leia MaisCâmara aprova a jato projeto que aumenta poderes do governo para retaliar tarifaço dos EUA
Leia MaisEvento patrocinado pelas Forças Armadas, terá a participação de país que vive sob sanções dos EUA
Leia MaisGoverno e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto
Leia MaisJuiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo
Leia MaisPesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo
Leia MaisFachin diverge de Dias Toffoli e vota contra anulação de processos da Lava Jato contra ex-ministro
Leia MaisMinistro Flávio Dino manda estados e municípios detalharem gastos de mais de 6 mil emendas pix
Leia MaisMais próximo de Bolsonaro, o presidente do PSD quer ser vice de Tarcísio ou candidato a governador
Leia MaisTST anula processo em que sobrinha e tio simularam ação trabalhista para não fugir de credores
Leia MaisGoverno e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA
Leia MaisPrazo para Âmbar Energia, da J&F, assumir de vez a Amazonas Energia termina no fim de abril
Leia MaisMPF denuncia 13 ex-executivos por fraude de R$ 25 bilhões na Americanas
Leia MaisDois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia
Leia Mais