O acordão do INSS
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o acordo firmado entre a Advocacia-Geral da União (AGU), a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Defensoria Pública da União, que garante o ressarcimento de aposentados e pensionistas vítimas do escândalo do INSS.
Os termos foram apresentados pelas entidades ao ministro na quarta-feira (2) e prevêem o pagamento dos valores descontados indevidamente dos benefícios a partir do dia 24. O primeiro lote de pagamento deve beneficiar 2,1 milhões de pessoas, segundo a AGU.
Na decisão, Toffoli também determinou a suspensão de todos os processos que beneficiários moveram contra a União, em virtude dos descontos indevidos realizados de março de 2020 a março de 2025.
Porém, ele garantiu que não haverá prescrição para futuras ações sobre o tema, até que o caso seja devidamente analisado pelo STF. Desde que o escândalo do INSS veio à tona, milhares de beneficiários processaram a União - não só para reaver a quantia roubada, mas em busca de indenizações pelo descaso público.
O acordo foi firmado sob a garantia de que o governo poderá abrir um crédito extraordinário para pagar as indenizações. Assim, fica livre das regras do arcabouço fiscal e não poderá ser alvo de futuras penalizações com base na Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo estima que precisará de pelo menos 2,1 bilhões para pagar aos aposentados e pensionistas. O valor a ser depositado será corrigido pelo IPCA.
Na prática, a União assume o pagamento de valores que deveriam ser devolvidos por entidades e operadores do esquema de corrupção do INSS. O desvio é estimado em 6,3 bilhões de reais. O Judiciário garantiu o bloqueio de 2,8 bilhões de reais dos suspeitos.
Atualização: Esta reportagem foi atualizada às 17h, após a homologação do acordo.
Leia a íntegra do acordo e da decisão de Toffoli:
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia Mais