A Câmara não acredita

Leandro Loyola
Publicada em 02/07/2025 às 12:43
Jair Bolsonaro reuniu apenas 12 mil pessoas em sua última manifestação Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

Dados da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (02) não são animadores para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua maioria, o mundo da política não concorda com sua estratégia política e não demonstra disposição para ajuda-lo a executá-la neste momento.

Trata-se de uma pesquisa diferente, feita com 203 deputados federais. O resultado geral é ruim para o presidente Lula. Grosso modo, assim como entre a opinião pública, o governo é impopular no Congresso. Não tem chances de aprovar suas pautas e está indo na direção errada.

No caso de Bolsonaro, sua estratégia é manter-se como pré-candidato até o ano que vem. Ele se recusa a deixar a fila andar e apoiar desde já um candidato da direita. Ao mesmo tempo, busca aprovar um projeto para sua anistia no Congresso. Os deputados discordam disso tudo.

Sobre a anistia, 54% dos deputados são a favor de um projeto alternativo de anistia. “Alternativo”, no caso, é o projeto do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que reduz penas dos golpistas de 8 de janeiro, mas não beneficia Bolsonaro.

É maioria, mas uma maioria pequena e num formato que não interessa a Bolsonaro. 68% dos parlamentares de direita concordam com o projeto e 62% dos deputados de centro também.

Mas 59% dos deputados disseram duvidar que o presidente da Câmara, Hugo Motta, coloque o projeto de anistia em votação, contra 30% que acreditam nisso. Nem os apoiadores de Bolsonaro colocam muita fé nisso: 45% dos deputados da direita acham que Motta não colocará o projeto em votação, enquanto outros 45% acham que sim. A divisão mostra o tamanho do ceticismo em relação às chances da matéria, que nem atende aos interesses de Bolsonaro.

Os deputados reclamam que o Supremo Tribunal Federal invade as competências do Congresso. Mas, nem por isso, acreditam que o Congresso aprovará, no futuro, o impeachment de um ministro do Supremo. 65% dos deputados dizem que isso não vai acontecer. Quando se divide pela linha ideológica, percebe-se que 57% dos deputados de direita dizem que isso não vai acontecer. Reclamar do Supremo é uma coisa, puni-lo é outra.

Um dos principais objetivos de Bolsonaro é eleger uma grande bancada de senadores em 2026 para, a partir do ano seguinte, aprovar o impeachment de ministros do Supremo – Alexandre de Moraes em primeiro lugar.

Por fim, assim como a população, a maioria dos deputados acha que Bolsonaro deveria deixar de insistir que será candidato a presidente ano ano que vem – está inelegível até 2030 - e lançar um sucessor desde já. 51% dizem isso. No recorte ideológico, 50% dos parlamentares de direita defendem esta ideia, da qual Bolsonaro não quer ouvir falar.

Os parlamentares não acreditam que Bolsonaro será candidato: apenas 13% apostam nele, contra 49% que acreditam que será o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Entre os de direita, 53% apostam em Tarcísio.

Traduzidos para a prática, os números mostram que o mundo político acha que a estratégia de Bolsonaro é insustentável. Combina com as ruas. No domingo (29), Bolsonaro conseguiu reunir apenas 12 mil pessoas em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, em sua defesa.

Exclusivo

O cozinheiro do roubo

04/07/2025 às 19:34

Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras

Leia Mais
Exclusivo

Uma dezena de fintechs suspeitas

04/07/2025 às 18:27

Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário

Leia Mais

Moraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15

Leia Mais
Exclusivo

Uma fintech suspeita

03/07/2025 às 23:57

Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento

Leia Mais
Exclusivo

O roubo de 3 bilhões de reais

03/07/2025 às 23:46

Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país

Leia Mais
Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais

Empresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias

Leia Mais

Falta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário

Leia Mais

Juízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa

Leia Mais
Exclusivo

Ataque ao sistema financeiro

01/07/2025 às 23:06

PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário

Leia Mais

Durou uma semana

01/07/2025 às 21:59

TRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá

Leia Mais

TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas

Leia Mais

IOF no Supremo

01/07/2025 às 13:00

AGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto

Leia Mais