IOF no Supremo

Samuel Nunes
Publicada em 01/07/2025 às 13:00
Messias diz que Lula resolveu levar discussão sobre o IOF para o Supremo Tribunal Federal Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O advogado-geral da União, Jorge Messias, apresentou nesta terça-feira (1º) uma ação no Supremo Tribunal Federal para cancelar a decisão do Congresso que derrubou o decreto de reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), na semana passada.

Segundo ele, a decisão foi tomada pelo presidente Lula depois de um parecer da AGU demonstrar que a decisão do Congresso viola o princípio da separação de poderes. O reajuste foi implementado pelo governo em maio, por meio de um decreto.

O processo, no entanto, encontrará ampla resistência no Congresso. Na segunda-feira, o presidente da Câmara, Hugo Motta, defendeu a decisão dos colegas e relembrou que a votação teve um placar vexatório para o governo, com 393 votos favoráveis e menos de 100 contrários.

Em um vídeo postado na segunda-feira (30), Motta afirmou que o governo tenta transformar o debate sobre o corte de gastos em uma disputa de ricos contra pobres e tentar jogar no Congresso a pecha de defensor dos ricos. O PP, partido de Motta, resiste a taxar os mais ricos como contrapartida no caso da isenção do Imposto de Renda para quem ganha acima de 5 mil reais mensais.

O objetivo do reajuste do IOF era obter mais 20 bilhões de reais para fechar as contas deste ano. Em jantar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Hugo Motta concordou com a medida. Na saída, pressionado por líderes partidários, mudou de posição. Na semana passada, com a ajuda do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, derrubou o decreto.

A ação do governo deve se juntar a outra, enviada pelo Psol na sexta-feira. O partido questiona a legitimidade do decreto legislativo aprovado pelo Congresso, sob o mesmo argumento que a derrubada da ordem do presidente Lula estava amparada pela Constituição.

Inicialmente, a ação do Psol foi distribuída para o ministro Gilmar Mendes, mas ele declinou da competência e o caso foi repassado ao ministro Alexandre de Moraes, que já era relator de um processo semelhante.

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais

Desaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento

Leia Mais

Ministro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão

Leia Mais

Doleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Prefeito na cadeia

27/06/2025 às 11:24

Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ

Leia Mais

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais