O Coaf, segundo o STJ
O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça, anulou a validade de relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) usados como provas na Operação El Patrón. A decisão foi tomada no dia 24.
Deflagrada em dezembro de 2023, a operação investiga uma quadrilha acusada de movimentar mais de 200 milhões de reais com milícias, lavagem de dinheiro, receptação de veículos roubados e jogo do bicho em Feira de Santana (BA). A denúncia do Ministério Público acusou o deputado estadual Binho Galinha de liderar a quadrilha integrada também por sua esposa, Mayana da Silva, e seuo filho, João Escolano.
Segundo Paciornik, a jurisprudência do STJ proíbe o uso dos relatórios de inteligência financeira quando a solicitação é feita diretamente pela polícia ou pelo Ministério Público ao Coaf. O ministro explicou que é necessário haver decisão judicial autorizando o compartilhamento das informações.
A decisão é mais um capítulo na disputa de entendimentos entre STJ e Supremo Tribunal Federal em relação a uso de relatórios do Coaf, como tem mostrado o Bastidor. Enquanto o Superior Tribunal de Justiça vê ilegalidade nas solicitações feitas diretamente ao Coaf por polícias ou pelo Ministério Público, o STF entende ser possível essa comunicação direta - desde que haja proteção ao sigilo financeiro do investigado.
Clique aqui para ler a decisão do ministro Joel Ilan Paciornik.
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia Mais