Vale até o Congresso definir
Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (26) tornar parcialmente inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet. A partir de agora, as plataformas tornam-se co-responsáveis pelo que seus usuários publicam. Assim, são obrigadas a remover determinados tipos de conteúdo antes mesmo de uma decisão judicial. Se não fizerem isso, podem ser punidas.
Entre os temas que devem ser removidos estão discursos racistas, pornografia infantil e promoção de atos golpistas e antidemocráticos. O novo entendimento é uma derrota para as big techs como Meta (dona do WhatsApp, Instagram e Facebook) , Google e X, que sempre se disseram não responsáveis pelo que seus usuários publicam.
Na sessão desta quinta-feira foi lido o último voto, do ministro Kássio Nunes Marques, que acompanhou integralmente o voto do ministro Edson Fachin, proferido ontem. Os dois votaram como André Mendonça, ou seja, contra a mudança do artigo 19. Os três defenderam que o tema era do Congresso, não do Supremo.
A definição da tese do julgamento não foi definida em plenário, mas num almoço dos 11 ministros. Num aceno ao Congresso, ficou decidido que a decisão de hoje vale até que os parlamentares votem uma legislação específica a respeito do assunto. O tema está parado no Congresso desde 2020.
O julgamento do Marco Civil foi uma batalha pessoal do presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, que insistiu para que o tema fosse definido antes do fim do período de seu período na presidência da corte.
Leia a íntegra da tese definida pelos ministros:
Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 2,4 milhões de reais da fundação que administravam
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia MaisRombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais
Leia MaisTrês são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.
Leia MaisPGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista
Leia MaisAnac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais
Leia MaisSem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid
Leia MaisJustiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe
Leia Mais1ª Turma do STJ decide que empresas de mesmo grupo podem responder por crimes de coligada
Leia MaisAções contra advogado de empreiteiras da Lava Jato é encerrada pela 13ª Vara Federal de Curitiba
Leia MaisDefesa de Sérgio Cabral pede anulação de todos os atos do juiz Marcelo Bretas, aposentado pelo CNJ
Leia MaisOAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara
Leia Mais