Papai Noel para a J&F

Samuel Nunes
Publicada em 20/12/2023 às 20:00
ministro Dias Toffoli não se declarou impedido para julgar caso, embora seja casado com advogada da J&F Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão dos pagamentos da multa de R$ 10,3 bilhões firmada no acordo de leniência da J&F, junto ao Ministério Público Federal e outros órgãos de controle. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (20), em um processo que está sob segredo de Justiça.

A informação foi divulgada pela revista Piauí. O Bastidor teve acesso à íntegra da decisão de Toffoli. Em 64 páginas, o ministro concordou com as alegações da J&F, que pedia a suspensão da leniência, para que os termos fossem revisados. (Leia a íntegra no fim da reportagem).

Em resumo, a J&F usou a mesma reclamação pela qual a defesa do presidente Lula solicitou a anulação das provas obtidas contra ele pela Operação Lava Jato.

A empresa pediu para a corte compartilhar as provas da Operação Spoofing, que demonstrou indícios de proximidade entre os procuradores da Operação Lava Jato com o então juiz Sergio Moro. Para a J&F, o acesso às mensagens obtidas por hackers nos celulares de procuradores apontariam vícios que levaram à deflagração de operações contra a companhia, comandada pelos irmãos Wesley e Joesley Batista.

Na decisão, Toffoli usou os mesmos argumentos que o fizeram anular as provas obtidas pela Lava Jato dos acordos de delação e leniência da Odebrecht. Para o ministro, há indícios de que o acordo da J&F foi firmado sem observar a voluntariedade da empresa - ou seja, os donos da companhia teriam aceitado termos apenas para satisfazer a pressão sofrida do MPF.

"Tenho que, a princípio, há, no mínimo, dúvida razoável sobre o requisito da voluntariedade da requerente ao firmar o acordo de leniência com o Ministério Público Federal que lhe impôs obrigações patrimoniais, o que justifica, por ora, a paralisação dos pagamentos, tal como requerido pela autora", afirmou o ministro.

Toffoli também determinou que a Controladoria-Geral da União revise o acordo de leniência da J&F, "a fim de corrigir os abusos que tenham sido praticados, especialmente (mas não exclusivamente) no que se refere à utilização das provas ilícitas declaradas imprestáveis no bojo desta reclamação".

Dias Toffoli é casado com a advogada Roberta Rangel, que atua na defesa do grupo J&F em outro litígio, a disputa com a Paper Excellence pelo controle da Eldorado Celulose. O caso está diretamente ligado à tentativa de acesso às mensagens da Spoofing. Mesmo assim, o ministro não se declarou impedido de julgar a causa da J&F.

O pedido que levou Toffoli a suspender a multa da empresa é assinado pelo advogado Francisco de Assis e Silva, um dos delatores da J&F. É um caso único de delator que atua para negar provas que ele mesmo ajudou a fornecer.

Toffoli herdou os processos da Lava Jato e de outras operações correlatas em virtude da manobra que fez no início deste ano. Com a aposentadoria do então relator, ministro Ricardo Lewandowski, ele pediu para transferência para a Segunda Turma do STF.

A mudança fez com que o novato Cristiano Zanin fosse para a Primeira Turma. Isso impossibilitou que casos da Lava Jato caíssem nas mãos de Zanin, que teria de se considerar impedido por ter atuado na defesa de Lula.

Leia a íntegra da decisão de Toffoli

Adiar para correr

02/04/2025 às 15:15

Governo e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto

Leia Mais

Razão à XP

02/04/2025 às 13:00

Juiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo

Leia Mais

Pesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo

Leia Mais

Fachin diverge de Dias Toffoli e vota contra anulação de processos da Lava Jato contra ex-ministro

Leia Mais

Ministro Flávio Dino manda estados e municípios detalharem gastos de mais de 6 mil emendas pix

Leia Mais

Kassab se cacifa

01/04/2025 às 17:06

Mais próximo de Bolsonaro, o presidente do PSD quer ser vice de Tarcísio ou candidato a governador

Leia Mais

TST anula processo em que sobrinha e tio simularam ação trabalhista para não fugir de credores

Leia Mais

Contra Trump

01/04/2025 às 12:58

Governo e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA

Leia Mais

Menos de um mês

01/04/2025 às 10:00

Prazo para Âmbar Energia, da J&F, assumir de vez a Amazonas Energia termina no fim de abril

Leia Mais

CEO do rombo

31/03/2025 às 19:25

MPF denuncia 13 ex-executivos por fraude de R$ 25 bilhões na Americanas

Leia Mais

Dois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia

Leia Mais

Agente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias

Leia Mais

Rei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua

Leia Mais

Acordo em dúvida

31/03/2025 às 12:27

Deputado da oposição tenta convocar ministra dos Povos Indígenas para falar sobre acerto com Ambipar

Leia Mais

E ainda tem multa

31/03/2025 às 12:19

Primeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022

Leia Mais