O espaço para Zanin
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, concedeu o pedido do ministro Dias Toffoli para ser transferido da Primeira para a Segunda Turma da corte. Ele irá ocupar a vaga que era do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
A medida foi vista no meio jurídico como um aceno ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a mudança, ele poderá votar em processos relacionados à Operação Lava Jato, um dos principais interesses dos governistas, embora não herde imediatamente a relatoria das ações.
Além disso, Toffoli abre caminho para a indicação do advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula nas ações da Lava Jato. Ele é um dos mais cotados para assumir a vaga de Lewandowski na corte. O Bastidor já mostrou que a manobra tende a beneficiá-lo no Senado, onde o advogado precisará passar por sabatina.
Com a mudança, o próximo ministro ocupará a vaga de Toffoli na Primeira Turma. Assim, Zanin só se defrontaria com ações da Lava Jato que chegassem ao plenário.
TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia MaisDesaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento
Leia MaisMinistro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão
Leia MaisDoleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato
Leia MaisLaranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia Mais