Toffoli pega a Vaza Jato
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, determinou o envio da investigação sobre a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato em Curitiba ao colega Dias Toffoli, novo integrante da Segunda Turma da corte.
A Reclamação 43.007 foi movida pela defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que questionou as condutas dos integrantes da Lava Jato, devido às mensagens interceptadas por um hacker. Outros réus na Lava Jato usaram o mesmo procedimento para pedir a anulação dos próprios processos.
A reclamação estava com o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Fachin havia herdado algumas ações a cargo de Lewandows, enquanto a vaga de Lewandowski não é preenchida.
Facchin entendeu que o caso está sob a responsabilidade da Segunda Turma e deveria ficar com Toffoli.
Ajuda ao advogado de Lula
O Bastidor mostrou como a ida de Toffoli para a Segunda Turma pode ajudar o presidente Lula a indicar o advogado Cristiano Zanin, que o auxiliou na Lava Jato. Com a movimentação, abriu-se uma vaga na Primeira Turma, o que possibilita que ele não precise declarar impedimento para votar em casos da Lava Jato, salvo se a questão for parar no plenário da corte.
Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições
Leia MaisJ&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos
Leia MaisMP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar
Leia MaisSuspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça
Leia MaisFlávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas
Leia MaisPrimeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ
Leia MaisJustiça da Espanha nega recurso e mantém blogueiro brasileiro livre na Europa
Leia MaisDisputa entre J&F e Paper Excellence pelo conrole da Eldorado Celulose está perto do fim
Leia MaisEmpresário suspeito de operar com Andreson Gonçalves é alvo da PF com pedido de prisão
Leia MaisPresidente da Câmara recorre ao plenário do STF para beneficiar Alexandre Ramagem no caso do golpe
Leia MaisOs laranjas de Andreson
A PF avançou nas relações bancárias e fiscais que dão sustentação ao esquema de venda de sentenças
Leia MaisMorre Pepe Mujica, que foi o melhor dos políticos por fazer o contrário dos outros
Leia MaisSTJ nega pedido de ex-marqueteiro do PT para impedir cobrança de dívida de US$ 1 milhão em cassino
Leia MaisA força do esquema
PF chega a Valdoir Slapak e ao grupo Fource no inquérito que apura comércio de decisões judiciais
Leia MaisSTF suspende ação contra deputado acusado de golpe apenas por crimes cometidos após a diplomação
Leia Mais