Funcef vai a Toffoli
A Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal, apresentou um pedido ao ministro Dias Toffoli, para que revogue a decisão de suspender os pagamentos do acordo de leniência da J&F. Segundo a entidade, o recurso foi apresentado faltando dois dias para o prazo final para manifestação das partes.
O fundo é um dos beneficiários do acordo da J&F. Segundo o termo assinado junto ao Ministério Público Federal, a Funcef deveria receber 1,75 bilhão, devido às fraudes promovidas pela empresa dos irmãos Wesley e Joesley Batista. O mesmo valor deveria ser repassado à Petros, fundo que cuda das aposentadorias dos funcionários da Petrobras.
De acordo com a Funcef, o pedido de suspensão da multa feito pela J&F não está amparado na realidade. A companhia alegou que teve dificuldades financeiras depois do acordo, cujos pagamentos chegariam a 10,3 bilhões de reais. Entretanto, o fundo apontou que, logo depois da assinatura do termo, os lucros da J&F aumentaram exponencialmente.
Conforme o fundo, os valores que seriam destinados às entidades que sofreram com as fraudes assumidas pela J&F aceitaram receber um valor menor do que lhes era devido. Ou seja, a empresa ainda ganhou desconto nas dívidas que teria a pagar, caso as cobranças judiciais fossem impostas ao grupo econômico da família Batista.
“Tal valor corresponderia, quando do ajuizamento da demanda a soma de R$ 2.493.448.220,55, valor substancialmente maior do que o destinado à Funcef em decorrência do Acordo de Leniência celebrado”, diz o fundo.
Prejuízo aos cofres públicos
A Funcef afirma ainda que a suspensão do acordo de leniência deve elevar o valor da contribuição cobrada dos beneficiários do fundo. Isso porque seria necessário pedir aos funcionários da Caixa uma contribuição maior para cobrir o rombo deixado pela J&F que, desde 2021, não paga as parcelas devidas.
Nas contas da Funcef, 250 mil pessoas devem ser diretamente atingidas pela decisão de Toffoli. Além disso, a Caixa também seria atingida, pois cabe ao banco público, na condição de patrocinador, arcar solidariamente com os prejuízos que o fundo de pensão pode ter. Em resumo, a fraude atingiria também o Tesouro Nacional e, por consequência, todos os brasileiros.
Na petição, a Funcef lembra ainda que, apesar da suspensão do acordo, a J&F tem mantido todos os benefícios estipulados no documento. Entre eles estão o fato de que a empresa não poderia responder civil ou criminalmente pelas fraudes que assumiu ter cometido.
Empresário preso em investigação sobre venda de sentenças no STJ tinha contato com assessores
Leia MaisAfastado, Ednaldo Rodrigues pede ao Supremo que impeça a CBF de escolher seu sucessor
Leia MaisLula tentou, mas não conseguiu, pacificar a relação entre Alexandre Silveira e Davi Alcolumbre
Leia MaisAs gafes da primeira-dama, como a cometida na China, causam problemas a Lula e à diplomacia
Leia MaisEdnaldo Rodrigues recorre ao ministro do Supremo contra a decisão de tirá-lo da CBF
Leia MaisJustiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições
Leia MaisJ&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos
Leia MaisMP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar
Leia MaisSuspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça
Leia MaisFlávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas
Leia MaisPrimeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ
Leia MaisJustiça da Espanha nega recurso e mantém blogueiro brasileiro livre na Europa
Leia MaisDisputa entre J&F e Paper Excellence pelo conrole da Eldorado Celulose está perto do fim
Leia MaisEmpresário suspeito de operar com Andreson Gonçalves é alvo da PF com pedido de prisão
Leia MaisPresidente da Câmara recorre ao plenário do STF para beneficiar Alexandre Ramagem no caso do golpe
Leia Mais