Carvalho na mira da oposição

Redação
Publicada em 16/04/2024 às 20:53
Ministro é um dos reponsáveis por renegociar acordos de leniência Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

A oposição vai questionar e não descarta apresentar um requerimento de convocação ao ministro Vinícios Carvalho, da CGU (Controladoria-Geral da União), para que ele explique a relação do seu escritório de advocacia com a Novonor (ex-Odebrecht).

A empresa é uma das empreiteiras condenadas na operação Lava Jato que busca renegociar os acordos de leniência firmados com o MPF (Ministério Público Federal) e a CGU.

A relação do escritório de Carvalho com a Novonor foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo. A reportagem cita que a VMCA Advogados cuida de processo sobre acordo de leniência da ex-Odebrecht no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Em nota, o ministro disse que não participa de decisões em processos que envolvem a Novonor e que está licenciado do escritório, que seria comandado pela esposa.

Na semana passada, o ministro participou de uma audiência com oito empresas que buscam repactuação dos acordos após a Lava Jato para discutir formas de pagamentos.

Como noticia o Bastidor desde novembro de 2023, a maioria das construtoras já não honrava com as parcelas das multas impostas nos acordos de leniência. O movimento intensificou-se após a volta de Lula ao poder. Desde então, passaram a pleitear a "revisão" das condições de pagamento das dívidas, que ultrapassam os 7 bilhões de reais.

Em fevereiro, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu por 60 dias todos os acordos de leniência firmados pela operação Lava Jato. Mendonça cedeu aos argumentos de  PSOL, PCdoB e Solidariedade, de que os contratos foram firmados sob coação, arbitrariedade, abuso de cálculo das multas e baseados em fatos que o Supremo voltou atrás e passou a não considerar ilícitos.

O ministro, então, determinou que as empresas, a CGU, a AGU (Advocacia-Geral da União), a PGR (Procuradoria-Geral da República) e o TCU (Tribunal de Contas da União) cheguem a um consenso sobre os valores das multas, as condições de pagamento e supostas ilegalidades denunciadas pelas defesas das construtoras.

Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais

Empresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias

Leia Mais

Falta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário

Leia Mais

Juízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa

Leia Mais

Pesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro

Leia Mais
Exclusivo

Ataque ao sistema financeiro

01/07/2025 às 23:06

PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário

Leia Mais

Durou uma semana

01/07/2025 às 21:59

TRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá

Leia Mais

TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas

Leia Mais

IOF no Supremo

01/07/2025 às 13:00

AGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto

Leia Mais

Aneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado

Leia Mais
Exclusivo

Viagem secreta sob suspeita

01/07/2025 às 10:00

PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022

Leia Mais

Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados

Leia Mais

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais