Carvalho na mira da oposição
A oposição vai questionar e não descarta apresentar um requerimento de convocação ao ministro Vinícios Carvalho, da CGU (Controladoria-Geral da União), para que ele explique a relação do seu escritório de advocacia com a Novonor (ex-Odebrecht).
A empresa é uma das empreiteiras condenadas na operação Lava Jato que busca renegociar os acordos de leniência firmados com o MPF (Ministério Público Federal) e a CGU.
A relação do escritório de Carvalho com a Novonor foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo. A reportagem cita que a VMCA Advogados cuida de processo sobre acordo de leniência da ex-Odebrecht no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Em nota, o ministro disse que não participa de decisões em processos que envolvem a Novonor e que está licenciado do escritório, que seria comandado pela esposa.
Na semana passada, o ministro participou de uma audiência com oito empresas que buscam repactuação dos acordos após a Lava Jato para discutir formas de pagamentos.
Como noticia o Bastidor desde novembro de 2023, a maioria das construtoras já não honrava com as parcelas das multas impostas nos acordos de leniência. O movimento intensificou-se após a volta de Lula ao poder. Desde então, passaram a pleitear a "revisão" das condições de pagamento das dívidas, que ultrapassam os 7 bilhões de reais.
Em fevereiro, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu por 60 dias todos os acordos de leniência firmados pela operação Lava Jato. Mendonça cedeu aos argumentos de PSOL, PCdoB e Solidariedade, de que os contratos foram firmados sob coação, arbitrariedade, abuso de cálculo das multas e baseados em fatos que o Supremo voltou atrás e passou a não considerar ilícitos.
O ministro, então, determinou que as empresas, a CGU, a AGU (Advocacia-Geral da União), a PGR (Procuradoria-Geral da República) e o TCU (Tribunal de Contas da União) cheguem a um consenso sobre os valores das multas, as condições de pagamento e supostas ilegalidades denunciadas pelas defesas das construtoras.
Dutra minimiza reunião com Torres às vésperas do 8/1; versão difere da de secretária do DF
Leia MaisPrefeito da cidade é alvo de operação da PF que investiga venda de decisões no Tocantins e no STJ
Leia MaisMinistro de Minas e Energia pede que o Cade verifique preços de combustíveis do grupo Atem
Leia MaisTarcísio e Ciro Nogueira negam ao Supremo ter participado de reuniões com Bolsonaro sobre golpe
Leia MaisTim Leissner, ex-presidente do Goldman Sachs, é condenados nos EUA por fraude na Malásia
Leia MaisMinistros retomam julgamento do Marco Civil da Internet, que pode gerar problemas com EUA
Leia MaisBolsonaro questionou a AGU sobre a possibilidade de reversão da eleição de Lula
Leia MaisÚltimo processo da campanha de 2022 contra o ex-presidente está parado há um ano no TSE
Leia MaisOperação da PF mira juiz de Mato Grosso afastado do cargo por ligações com lobista do STJ
Leia MaisCompra frustrada de respiradores pelo Consórcio do Nordeste na gestão Rui Costa volta à corte
Leia MaisFloriano Marques e Estela Aranha são os mais votados no Supremo para integrar a corte eleitoral
Leia MaisComissão de Esporte aprova projeto que limita publicidade de apostas em uniformes e estádios
Leia MaisDecisão do governo Trump impõe sanções a quem tomar medidas judiciais contra plataformas
Leia MaisAo investigar corrupção no STJ, Polícia Federal diz ter descoberto grupo de assassinos e espiões
Leia MaisSupremo analisa nesta quarta os selecionados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral
Leia Mais