O efeito Toffoli
A decisão de Dias Toffoli que invalidou as provas obtidas no sistema de propina da Odebrecht afetou mais um processo da Lava Jato. O Superior Tribunal de Justiça anulou nesta semana as provas contra dois réus já condenados com base em dados colhidos nos sistemas Drousys e My Web Day. A decisão da quinta turma da corte também determinou que o processo recomece do zero.
Glauco Colepicolo Legatti foi diretor da Petrobras, enquanto Djalma Rodrigues de Souza atuou como dirigente da Petroquisa, antiga subsidiária da empresa de energia. Ambos foram denunciados pelo MPF em 2018 e condenados pela 13ª Vara Federal de Curitiba no ano seguinte. A decisão tinha sido mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Legatti e Souza foram acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa juntamente com sete réus, entre ex-funcionários da Petrobras, da Petroquisa e do Grupo Odebrecht.
Segundo o MPF, a Odebrecht pagou propina para obter dois contratos, um com a Petroquímica Suape (PQS) e outro com a Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (CITEPE). As duas empresas eram subsidiárias da Petrobras.
Mas nada disso serviu para o STJ manter o uso das provas contra Legatti e Souza. A relatora do caso, Daniela Teixeira, afirmou que "de fato, na esteira do entendimento proferido pelo Supremo Tribunal Federal, o reconhecimento da nulidade no material probatório em análise deve ser tido por absoluto".
Daniela, que advogou num passado recente para réus em operações derivadas da Lava Jato, foi acompanhada por todos os outros ministros que integram a quinta turma. São eles: Messod Azulay (presidente do colegiado), Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik. A sessão foi realizada na terça-feira (11).
Leia as notícias publicadas pelo Bastidor sobre o efeito cascata da decisão de Dias Toffoli:
- Perdão para a corrupção
- Por mais acertos com a lei
- Papai Noel para a J&F
- Anistia para todas
- Funcef quer respeito ao acordo da J&F
- Toffoli socorre Odebrecht
- Devo. Pago quando quiser
- Léo Pinheiro também quer
- A passos lentos
- Lá vem a boiada
- O silêncio de Messias
- Baseado em fake news
- Uma decisão alienígena
- Passa a bola
- Ninguém quer dinheiro
- A luta virtual
- As lacunas de Toffoli
- Retrate-se, Toffoli
- Funcef vai a Toffoli
- Camargo pede fiado a MPF e CGU
- Cabe mais uma
- A Petros quer sua parte
- Toffoli livra Marcelo Odebrecht
- Deixa eu ver também
- O vestiário rachou na leniência
- Não mexa com Andorra
- Não se metam comigo
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia Mais