Expliquem-se

Redação
Publicada em 18/07/2024 às 09:07
Exigência por explicação do TJAL partiu de Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça. Foto: STJ

O Tribunal de Justiça de Alagoas terá que explicar ao Conselho Nacional de Justiça o motivo de ter escolhido dois juízes que já atuaram na falência da Laginha para fiscalizarem como está o processo. A determinação partiu de Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça.

Em junho, o corregedor do TJ de Alagoas, Domingos de Araújo Lima Neto, determinou uma correição extraordinária na falência da Laginha. Nomeou três juízes para conduzir essa auditoria.

Dois deles, Phillippe Melo Alcântara Falcão e Marcella Waleska Costa Pontes Garcia, já tinham atuado no processo de 2017 a 2021. Foram afastados do caso após acusações de parcialidade e favorecimento a um dos envolvidos na disputa judicial.

O caso chegou ao CNJ pelas mãos do antigo administrador judicial da Laginha, Telino & Barros Advogados Associados. O escritório acusa os magistrados e o corregedor do TJAL de conflito de interesse, devido ao passado da dupla com o caso.

Telino também afirma que a esposa de um dos juízes estava presente na primeira reunião quando eles voltaram ao caso. O ex-administrador judicial pediu a Salomão acesso às imagens desse encontro, que ocorreu na Escola de Magistratura de Alagoas.

Mas essa é a primeira manifestação de Salomão no caso. Há outro processo em curso no CNJ para analisar a legalidade das nomeações na falência da Laginha. Está sob a relatoria do conselheiro Guilherme Feliciano.

No fim do mês passado, Feliciano afastou Falcão e Garcia da correição extraordinária determinada por Domingos. Alegou conflito de interesses e pediu esclarecimentos ao trio, assim como fez Salomão.

Leia outras notícias já publicadas pelo Bastidor sobre o caso Laginha:

A qualquer custo

06/02/2025 às 19:25

Ex-funcionário afirma que XP pressiona assessores a oferecer ativos de risco a clientes moderados

Leia Mais

Serviço de bordo

06/02/2025 às 13:46

Governo acompanhará voo de brasileiros extraditados dos EUA, mas não garante fim das algemas

Leia Mais

Polícia Federal vai investigar a atuação de facções criminosas no setor de combustíveis

Leia Mais

Queimou a largada

06/02/2025 às 10:11

Ex-diretora da Oi pagará 420 mil reais à CVM por vazamento de informação

Leia Mais

Não perdem uma

05/02/2025 às 21:43

Carf contraria Fazenda e decide que Itaú não deve pagar 2,4 bilhões de reais por compra do Unibanco

Leia Mais

Sob governo Trump, Google também elimina metas de diversidade e reavalia programas de inclusão

Leia Mais

Governo amplia prazo do consignado do INSS de 84 para 96 meses; mudança entra em vigor nesta semana

Leia Mais

Diretor da Aneel pode emplacar solução a favor da compra da Amazonas Energia pelos Batista

Leia Mais

Empresa investigada por suposta ligação com PCC é alvo de mais de 400 autuações na ANP

Leia Mais

Penduricalhos pagos a 23 membros do Tribunal de Contas de São Paulo custam mais de 1 milhão de reais

Leia Mais

Castro escapa

04/02/2025 às 22:27

TRE rejeita segundo pedido de cassação do governador do Rio por irregularidades na campanha

Leia Mais

Órgão liderado por Jorge Messias não contesta como poderia operação de venda da Amazonas para Âmbar

Leia Mais

Ministro convoca audiência para cobrar transparência na execução de emendas parlamentares

Leia Mais

Decisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli

Leia Mais

Barroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino

Leia Mais