A pouca experiência do Cade com as Big Techs
O Cade sinalizou em outubro que não discutirá a concentração de mercado pelas Big Techs até que o tema seja analisado por reguladores de países com mais experiência nesse mercado. O argumento usado por uma fonte ouvida pelo Bastidor à época foi a necessária parcimônia para não impedir a inovação do setor no Brasil.
Mas há outro ponto que não foi dito: a autarquia não tem muita experiência com esse tipo de regulação. Levantamento feito pelo Bastidor mostra que o Cade já julgou 30 processos envolvendo Amazon, Google, Apple e Microsoft; já o Facebook nunca foi julgado no tribunal do órgão.
A maioria desses casos trata de aquisições, por essas companhias, de empresas menores. Todos os processos terminaram autorizando as compras sem quaisquer restrições.
São poucos os exemplos de investigações sobre essa práticas no Brasil, enquanto as Big Techs são alvo de diversas apurações e tentativas de regulação em EUA, Europa e Japão. Tramitam atualmente no Cade três apurações sobre práticas anticompetitivas do Google.
Uma das investigações analisa a existência de práticas anticoncorrenciais nos serviços da plataforma que oferecem notícias aos usuários. Esse tema afeta muito a imprensa brasileira tradicional, que cada vez mais perde anúncios para as redes sociais sem ser remunerada pelo conteúdo que produz e que gera engajamento nessas plataformas.
Outra apuração contra o Google versa sobre a instalação, ainda na fábrica, de aplicativos nos sistemas operacionais usados em smartphones e outros dispositivos móveis. Já a terceira apuração, pedida pelo Yelp, trata do uso indevido, pela subsidiária da Alphabet, de seu buscador para eliminar a concorrência.
Esse caso remete a outro processo analisado pelo Cade, mas em 2007, quando o Google comprou o Click Holding Corp por conta da DoubleClick. A empresa é responsável por fazer a conexão entre anunciantes e produtores de conteúdo. A decisão dessa análise (de 2008) seguiu entendimento das autoridades dos EUA - que, à época, não viram qualquer problema na compra.
Mas o tempo passou e tudo mudou. Agora, o Google é investigado justamente por usar essa empresa e seu buscador para obliterar a concorrência. Procuradores-gerais de Justiça de diversos estados dos EUA acusam a empresa de manipular sua ferramenta de busca e de omitir dos usuários do WhatsApp que tem acesso às conversas - e arquivos nelas compartilhados - salvas no Google Drive.
Essas autoridades também afirmam que o Google - juntamente com Microsoft e Facebook - tentou atrasar a regulação da privacidade infantil e burlar proteções criadas pela Apple para proteger a privacidade de seus clientes.
Negócios suspeitos de família
PF investiga contratos do marido de deputada Elcione Barbalho com governo de seu filho no Pará
Leia MaisSTJ dá isenção de custas judiciais a magistrado do TJDFT que ganha 50 mil reais mensais, em média
Leia MaisGoverno aciona STF para ressarcir fraudes no INSS fora do teto de gastos e sem aval do Congresso
Leia MaisCom dificuldade de quórum, CPI termina sem aprovar relatório que indiciava apenas 16 pessoas
Leia MaisCâmara examinará cassação da deputada foragida Carla Zambelli, determinada pelo Supremo
Leia MaisAtacante Bruno Henrique, do Flamengo, é denunciado por participar de esquema de fraude em apostas
Leia MaisMinistro do STF anula condenação de ex-presidente da Petrobras por compra da refinaria de Pasadena
Leia MaisCom Gilmar, STF tem maioria para ampliar a responsabilidade das big techs por conteúdo de usuários
Leia MaisAlexandre de Moraes pede ao Ministério da Justiça a extradição de deputada foragida na Itália
Leia MaisConselheiro pede vista e Cade suspende análise de processo de entidades jornalísticas contra Google
Leia MaisOposição trava votação do novo Código Eleitoral na CCJ do Senado e adia discussão para julho
Leia MaisDino vota por responsabilização das plataformas sem ordem judicial em casos de conteúdo ilegal
Leia MaisCNJ pune desembargadora Sandra Inês, do TJBA, pela 2ª vez - agora, por manter “gabinete paralelo”
Leia MaisCredores menores contrariam grandes grupos econômicos em processo de recuperação judicial
Leia MaisGeneral Paulo Sérgio diz ao STF que discutia apenas uma "Garantia da Lei e da Ordem" com Bolsonaro
Leia Mais