A vitória da confusão

Redação
Publicada em 11/10/2024 às 12:50
Âmbar conseguiu flexibilizações regulatórias sobre a operação da Amazonas Energia que custarão 14 bilhões de reais ao país pelos próximos 15 anos. Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

A Âmbar Energia assinou o contrato para assumir o controle da Amazonas Energia na noite de quinta-feira (10). A base do acordo é a decisão tomada por Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, no último dia 6, amplamente favorável à empresa e nos moldes do desejado pela empresa da J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

A Âmbar conseguiu flexibilizações regulatórias sobre a operação da Amazonas Energia que custarão 14 bilhões de reais ao país pelos próximos 15 anos - a área técnica da Aneel havia limitado este valor a 8 bilhões de reais.

Em troca, a empresa energética dos irmãos Joesley e Wesley Batista adiantará 6,5 bilhões de reais em dívidas, dos 10 bilhões de reais devidos pela distribuidora amazonense, até o fim de 2025. Isso significa menos gastos para os Batistas, melhores condições de pagamento e mais custo para o consumidor.

Apesar de a operação da Amazonas Energia ficar a cargo da Âmbar, a posse da distribuidora energética amazonense ficará com os fundos de investimento FIP Milão e Futura Venture, que pertencem à J&F.

Toda a discussão sobre a operação foi tumultuada, com forte influência política e judicial. O governo Lula e o ministério de Minas e Energia, chefiado por Alexandre Silveira, editaram uma medida provisória sob medida para os Batista terem vantagens no negócio.

Segundo a J&F, sem isso seria impossível concluir a compra. Fontes ligadas à holding culpam a infraestrutura deficitária na distribuição de energia no Amazonas, a inadimplência alta e o roubo frequente de energia, os famosos "gatos".

Em vez de desistir do negócio, a empresa dos Batista e a Amazonas apelaram para a Justiça para forçar a Aneel a aceitar suas condições. A principal ajuda do Judiciário veio da juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas. Partiram delas as principais decisões que serviram para direção da Aneel a aceitar a vontade da Âmbar.

Foi calcado nas determinações da juíza federal que Sandoval Feitosa autorizou sozinho, em 6 de outubro, a assinatura do contrato nos moldes exigidos pelos Batista.

A assinatura do contrato com base em decisão judicial contrasta com a postura adotada por Âmbar e Amazonas Energia nos momentos finais. As duas empresas tentaram a todo custo impôr à Aneel que aceitasse por vontade própria a proposta que as beneficia em detrimento dos cofres públicos.

Em nota divulga à imprensa, a holding dos Batista disse que a última pendência para a conclusão definitiva do negócio é a estabilização, até 31 de dezembro, do processo que tramita na Justiça Federal do Amazonas. Essa espécie de pacificação jurídica não deve demorar, pois, além de Fraxe, o responsável pelos recursos do caso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Rafael Paulo, também já deu decisões favoráveis à Âmbar.

Leia o que o Bastidor publicou sobre a disputa pela Amazonas Energia:

Revés no Amapá

24/06/2025 às 15:15

Justiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe

Leia Mais

Sindicalistas resistem às novas atribuições previstas para a corporação na PEC da Segurança

Leia Mais
Exclusivo

Paralela na PF

22/06/2025 às 11:00

Inquérito da 'Abin paralela' abre caminho para investigação contra delegados federais

Leia Mais

Mais indenização

20/06/2025 às 14:58

Justiça determina que homem que ficou cego após cirúrgia de catarata seja indenizado no Amapá

Leia Mais

Dino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.

Leia Mais

Ministro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF

Leia Mais

Novo chefe no Coaf

19/06/2025 às 14:00

Ricardo Andrade Saadi, delegado da PF, assume a presidência do órgão subordinado ao Banco Central

Leia Mais

Culpado por tabela

18/06/2025 às 19:29

Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes

Leia Mais

Suprema segurança

18/06/2025 às 19:07

Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte

Leia Mais

Direita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos

Leia Mais

A bronca em Motta

18/06/2025 às 15:00

Colegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara

Leia Mais
Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais