Jeitinho para ajudar os Batista

Brenno Grillo
Publicada em 01/10/2024 às 14:20
Sandoval pautou caso de surpresa e tentou criou um voto misto para concretizar planos da Âmbar Foto: Saulo Cruz/Aneel

Sandoval Feitosa, presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, conseguiu ajudar a Âmbar Energia a assumir o controle da Amazonas Energia. Em sessão do órgão regulador, nesta terça-feira (1), ele deu uma pirueta jurídica para concretizar os planos da J&F, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Em reunião extraordinária, na sexta-feira (27), a Aneel havia chegado a um impasse. Sandoval e a conselheira Agnes da Costa votaram a favor dos termos apresentados pela J&F, dona da Âmbar. Os conselheiros Ricardo Tili e Fernando Mosna defenderam que a operação fosse aceita nos moldes da proposta da área técnica da agência, que contraria em boa parte os interesses da J&F.

A Âmbar queria que uma dívida de 15 bilhões de reais da Amazonas Energia fosse dividida com todos os consumidores pelos próximos 15 anos, com um aumento na conta de luz. Porém, os servidores da Aneel limitaram esse valor a 8 bilhões de reais, por entenderem que as condições propostas pela Âmbar pesariam demais para a população.

No fim das contas, venceu a área técnica da agência, que é a base do voto do relator, Ricardo Tili. Pela decisão, a Âmbar tem 24 horas para dizer se aceita a proposta e assinar o contrato, que deverá seguir estritamente as regras propostas pela Aneel. Isso aconteceu porque entre sexta e hoje Sandoval mudou seu voto para superar um empate de 2 a 2 e chegar ao placar de 3 a 1.

Parte da diretoria da agência reclama que Sandoval cometeu uma ilegalidade: ao continuar a discussão de sexta-feira nesta terça, sem anunciar com antecedência, ele deixou de respeitar o dever de publicidade. Em sua defesa, Sandoval disse que, por ser o presidente, pode alterar a pauta das reuniões.

O novo voto do presidente mistura a maior parte do que foi proposto pela conselheira Agnes - que é basicamente fazer tudo o que a J&F quer -, com o que foi proposto pelo relator, Ricardo Tili, e aceito pela maioria do colegiado. Segundo os conselheiros Tili e Mosna, a proposta de Sandoval poderia resultar em judicialização.

A decisão da Aneel prevê que, além de aceitar as condições decididas nesta terça, a Âmbar renuncie a todo e qualquer direito de judicializar o assunto. Conselheiros disseram ao Bastidor que essa regra foi amarrada para evitar a já conhecida estratégia da J&F de usar a Justiça para tumultuar seus negócios e, assim, obter vantagens.

No negócio da Âmbar com a Amazonas Energia, a distribuidora energética entrou com quatro ações idênticas na Justiça para obrigar a Aneel a aceitar sua proposta. Uma delas vingou: a juíza  Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, mandou a agência aceitar a oferta da Amazonas. A Aneel conseguiu derrubar a decisão.

O caso mais rumoroso e conhecido é a disputa da J&F com a Paper Excellence pela Eldorado Celulose, onde até questões sobre soberania nacional foram invocadas para melar a venda concretizada em 2018. A J&F vendeu a Eldorado à Paper, mas desistiu em seguida.

No caso decidido pela Aneel, Âmbar Energia, da J&F, foi beneficiada também por uma medida provisória do Ministério das Minas e Energia. O texto flexibilizou regras do setor que ajudam a tornar a Amazonas um ativo possível de ser adquirido.

STJ define que disputa entre J&F e Paper pela Eldorado Celulose fica em Três Lagoas (MS)

Leia Mais

CVM proíbe empresário a ofertar sua criptomoeda, vinculada à produção de uma suposta super cana

Leia Mais

Evento patrocinado pelas Forças Armadas, terá a participação de país que vive sob sanções dos EUA

Leia Mais

Adiar para correr

02/04/2025 às 15:15

Governo e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto

Leia Mais

Razão à XP

02/04/2025 às 13:00

Juiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo

Leia Mais

Pesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo

Leia Mais

Fachin diverge de Dias Toffoli e vota contra anulação de processos da Lava Jato contra ex-ministro

Leia Mais

Ministro Flávio Dino manda estados e municípios detalharem gastos de mais de 6 mil emendas pix

Leia Mais

Kassab se cacifa

01/04/2025 às 17:06

Mais próximo de Bolsonaro, o presidente do PSD quer ser vice de Tarcísio ou candidato a governador

Leia Mais

TST anula processo em que sobrinha e tio simularam ação trabalhista para não fugir de credores

Leia Mais

Contra Trump

01/04/2025 às 12:58

Governo e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA

Leia Mais

Menos de um mês

01/04/2025 às 10:00

Prazo para Âmbar Energia, da J&F, assumir de vez a Amazonas Energia termina no fim de abril

Leia Mais

CEO do rombo

31/03/2025 às 19:25

MPF denuncia 13 ex-executivos por fraude de R$ 25 bilhões na Americanas

Leia Mais

Dois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia

Leia Mais

Agente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias

Leia Mais