A CPI do INSS vem aí
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, leu nesta terça-feira (17) na sessão do Congresso o requerimento para a instalação da CPMI do INSS. Os líderes partidários devem indicar a lista de integrantes da comissão, que começará a funcionar, na prática, no segundo semestre.
A comissão vai investigar, inicialmente, o esquema de descontos ilegais feitos por entidades em benefícios de aposentados e pensionistas. Podem ter sido desviados 6,3 bilhões de reais. Por meio da operação Sem Desconto, a Polícia Federal já prendeu envolvidos na fraude e bloqueou bens dos envolvidos.
O governo até tentou evitar a instalação da CPMI, mas seus próprios líderes no Congresso desistiram e investem agora numa estratégia para dominar os cargos estratégicos, como a relatoria, para minimizar danos.
De acordo com pesquisas de opinião, o escândalo do INSS é um dos principais motivos da persistente queda na avaliação do governo e do trabalho do presidente Lula. A CPMI deverá durar 180 dias , o que indica que pode invadir os primeiros meses de 2026, ano eleitoral.
Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia MaisMPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas
Leia MaisPesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula
Leia MaisMinistro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram
Leia MaisTCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento
Leia MaisPSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado
Leia MaisViagem de família para os EUA no fim de maio e movimento de Machado alertaram PF sobre possível fuga
Leia MaisMPF entra ação civil pública contra projeto de extração de madeira viabilizado por Alcolumbre
Leia Mais