Silveira em dois fronts

Brenno Grillo
Publicada em 27/08/2024 às 18:00
Silveira pressiona a Aneel para analisar rápido negócio que beneficia os irmãos Batista Foto: Ton Molina /Fotoarena/Folhapress

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, trava duas lutas ao mesmo tempo, contra a Aneel e contra as refinarias. Entram para a extensa lista de desavenças de Silveira, que começou o ano brigando com o então presidente da Petrobras Jean Paul Prates sobre a distribuição de dividendos pela companhia.

Na Aneel, a briga de Silveira é contra o tempo. Recentemente, ele cobrou a agência por agilidade em julgamentos ainda pendentes. Não se trata de interesse público: Silveira teme que a Aneel não analise a venda da Amazonas Energia enquanto é válida uma medida provisória que facilita a operação e foi gestada no ministério.

Se a Aneel não concluir a análise até outubro, a recente compra das refinarias pela Âmbar, da J&F, pode ser afetada. Foi o ministério quem fez a MP que beneficia os irmãos Batista e joga a conta para o bolso do consumidor.

A briga com as refinarias envolve os preços cobrados pela Petrobras. As plantas privadas acusam a companhia dominante no mercado de manter o valor dos combustíveis muito abaixo do mercado internacional. Silveira, então, passou a acusar o setor de cobrar preços acima da média do mercado e pediu uma investigação sobre o assunto.

Desde o início do governo, Silveira procura acumular poder e influência, muitas vezes por meio desses conflitos. Sonha em ser candidato de Lula ao governo de Minas Gerais, em 2026. Porém, tem desagradado muita gente, tanto no setor público quanto no privado. Lutar em dois fronts nunca foi uma boa ideia.

Empresas que aprovam sistemas de apostas são estrangeiras; duas são de um paraíso das bets ilegais

Leia Mais

CVM suspende Caramuru Alimentos S.A. e Sanesalto Saneamento S.A. do mercado mobiliário

Leia Mais

Depoimentos no STF detalham uso da Polícia Rodoviária Federal para atrapalhar voto em Lula em 2022

Leia Mais

Entregou a bola

19/05/2025 às 16:33

Ednaldo Rodrigues desiste de ação no STF para voltar à presidência da CBF

Leia Mais

Ministro Gilmar Mendes nega pedido de liminar e mantém eleição na CBF marcada para domingo (25)

Leia Mais

Flávio Dino marca audiência para tratar de crescimento de emendas que governo é obrigado a pagar

Leia Mais

Empresário preso em investigação sobre venda de sentenças no STJ tinha contato com assessores

Leia Mais

Eleição, não

16/05/2025 às 16:54

Afastado, Ednaldo Rodrigues pede ao Supremo que impeça a CBF de escolher seu sucessor

Leia Mais

Após perder apoio de federações, presidente afastado da CBF aposta na ajuda de Gilmar Mendes

Leia Mais

Lula tentou, mas não conseguiu, pacificar a relação entre Alexandre Silveira e Davi Alcolumbre

Leia Mais

As gafes da primeira-dama, como a cometida na China, causam problemas a Lula e à diplomacia

Leia Mais

SOS, Gilmar Mendes

15/05/2025 às 20:54

Ednaldo Rodrigues recorre ao ministro do Supremo contra a decisão de tirá-lo da CBF

Leia Mais

Cartão vermelho

15/05/2025 às 17:53

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições

Leia Mais

J&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos

Leia Mais

MP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar

Leia Mais