O boné do azar
A carta em que Donald Trump comunica ao presidente Lula a imposição de uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros é ruim para diversos setores e para o país em geral, mas tende a ter um peso político negativo particular para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pré-candidato do Centrão à presidência em 2026.
Na carta, Trump comunica a imposição de tarifas por três motivos: o comércio entre os dois países não seria justo (apesar de os Estados Unidos terem superávit comercial com o Brasil), as medidas do Brasil contra as big techs e o que ele considera uma perseguição a Jair Bolsonaro. Por razões diversas, muitos países receberão cartas iguais, com o mesmo tom ameaçador de que não há saída senão ceder.
No ano passado, em um arroubo de demonstrar fidelidade a Jair Bolsonaro, Tarcísio posou com o boné vermelho do Maga, o movimento Make America Great Again (Torne a América Grande de Novo), associado a Trump. O ato pode lhe trazer tanto azar quanto daria colocar na cabeça um cocar indígena, prática associada no folclore político nacional a derrota eleitoral.
A foto com o boné torna Tarcísio de Freitas o político brasileiro simpático a Trump, o presidente americano que prejudica o Brasil, quer mandar no país, expulsa migrantes brasileiros algemados e impõe sanções que ameaçam empregos de brasileiros. Daqui para frente, Tarcísio poderá ser vendido como o candidato do maior inimigo do Brasil.
A carta de Trump dá ao presidente Lula o presente de poder fazer a defesa nacionalista, que historicamente tem potencial para melhorar popularidades de presidentes e impulsionar candidaturas. Estar do lado oposto não é confortável - e esta é hoje a posição de Tarcísio, devido ao boné e à obrigação de fidelidade a Bolsonaro.
Antes mesmo da carta desta quarta, Trump já era impopular no Brasil. Pesquisa da Genial/Quaest feita em abril mostrou que, desde a posse de Trump, a percepção positiva dos brasileiros sobre os Estados Unidos caiu de 58% para 44%, enquanto a negativa subiu de 24% para 41%. Trump em pessoa é rejeitado por 43% dos brasileiros.
Isso significa que Donald Trump, que poderia dar meia dúzia de votos a qualquer candidato brasileiro, passa agora a ser capaz de tirar milhares de votos de algum candidato associado a ele. Hoje, Tarcísio poderia ser taxado assim em uma campanha eleitoral.
É altamente improvável que esses números melhorem após a imposição das sanções comerciais. Dado que os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, as tarifas vão a gerar problemas na economia, em especial para empresas exportadoras. Tarcísio é hoje o candidato do meio empresarial e governa o estado mais rico do país, cujo principal destino dos seus produtos é os Estados Unidos. Terá de lidar com um problema grande, numa situação politicamente delicada.
As tarifas tornam politicamente tóxica qualquer associação a Trump. Sintoma disso é que o ex-presidente Jair Bolsonaro postou nesta quarta-feira (9) a mensagem de Trump, mas apenas o trecho em seu apoio – omitiu a parte das tarifas. Bolsonaro é o único que se considera ajudado por Trump.
Leia a carta enviada por Donald Trump ao presidente Lula.
Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker
Leia MaisZanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos
Leia MaisPoliciais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas
Leia MaisJustiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro
Leia MaisEmpresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia Mais