O agora desinterditado
O sócio-administrador da Construtora Rosacon, responsável por contratos milionários com o governo do Piauí e a Assembleia Legislativa (Alepi), teve sua interdição judicial revogada. Como mostrou com exclusividade o Bastidor, Erton Hermes Fontinelli Rêgo Jr. foi interditado em 2017, a pedido de sua mãe, Maria Celeste Marques de Souza Rêgo.
Em petição conjunta apresentada em agosto, Maria Celeste e Erton pediram a desistência da ação de interdição. Eles alegam que, após oito anos do ajuizamento do processo, o quadro psicológico de Erton melhorou, e que ele está em condições para trabalhar e gerenciar seus bens da vida civil sem restrições.
“A referida situação, Excelência, se amolda perfeitamente ao caso dos autos, uma vez que, conforme atestado de sanidade mental em anexo, o Sr. Erton Hermes não possui mais qualquer restrição para exercer as atividades da vida civil, estando em plena capacidade psíquica, tendo, apenas, passado momentaneamente por uma depressão grave – e que não foi originada em virtude de qualquer problema psiquiátrico, mas sim em virtude de uma condição de vida temporária, marcada pela utilização de entorpecentes”, diz a petição.
Na peça, mãe e filho alegam que, em razão do processo não tramitar sob sigilo, a divulgação na imprensa da interdição “macularam a reputação” de Erton, “causando-lhe grande constrangimento e trazendo sérios prejuízos pra sua vida pessoal e profissional”.
Segundo laudo médico juntado aos autos, Erton está apto a trabalhar e gerenciar sua vida. Em manifestação, o Ministério Público opinou pela extinção do processo. No dia 2 de setembro, a 3ª Vara de Família da Comarca de Teresina extinguiu a ação. Com a extinção, a decisão liminar que deu a curatela de Erton a mãe, Celeste, foi revogada.
O Bastidor tentou contato com Erton e sua mãe, mas não teve sucesso.
Contratos com o governo e Alepi
Somente neste ano, a Rosacon fechou 16 contratos com o governo do petista Rafael Fonteles. Juntos, os contratos já somam 267 milhões de reais. A maioria é para manutenção de prédios públicos, mas alguns envolvem obras, como a construção da sede do DRACO e do Batalhão de Choque da PM-PI.
A construtora também é responsável pela reforma da Assembleia Legislativa. O contrato é de 39 milhões de reais, e a Rosacon já recebeu 11,2 milhões, com parte da obra já entregue.
Como mostrou o Bastidor, todos os contratos com o governo do Piauí foram assinados por Erton, embora ele estivesse interditado. No caso da Assembleia, foi Paulo Ximenes quem assinou, e ele também já tinha assinado contratos com o governo em nome da Engemax, empresa que pertence ao irmão de Erton, ex-dono da Rosacon. Detalhe: Paulo usou o e-mail "[email protected]" como contato.
O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Piauí afirmaram que ambas cumpriram todos os requisitos e formalidades previstas na Lei de Licitações. Sobre as denúncias, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí informou que "a análise de irregularidades exige uma fiscalização específica", que está sendo feita. O Ministério Público do Piauí nunca respondeu aos questionamentos da reportagem.
Sobre a interdição
Erton foi interditado a pedido de sua mãe, Maria Celeste Marques de Souza Rêgo, em razão de “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas” e “outros transtornos depressivos recorrentes”.
Em audiência realizada em 13 de dezembro de 2017 (veja trecho abaixo), o próprio Erton reconheceu não ter condições de assumir os atos da vida civil.
Com a interdição, Erton deveria ter ficado impedido de exercer todo e qualquer ato da vida civil, como gerir seu patrimônio financeiro, casar e assinar contratos, mas não foi o que aconteceu. Em 2018, Erton passou a integrar o quadro societário da Rosacon, e, em 2022, virou o único sócio e administrador, assinando todos os documentos da empresa, como mostram registros da Junta Comercial do Piauí.
No dia 2 de agosto, o Bastidor entrou em contato com Erton, que confirmou ser o dono da empresa e afirmou que “tudo está indo muito bem, graças a Deus”. Quando foi questionado sobre o processo de interdição, desligou e não respondeu mais.
Também procurada, Maria Celeste, mãe de Erton, disse que é ela, na verdade, a proprietária da Rosacon. Disse que a ligação estava ruim, pediu tempo para responder e, como o filho, desligou.
Leia também:
Grande parte das casas de apostas autorizadas pelo governo tem registro em paraísos fiscais
Leia MaisSegundo turno em Goiânia será ensaio da disputa por espaço dentro da direita em 2026
Leia MaisFrederico Siqueira Filho, presidente da estatal, responde a ação por improbidade administrativa
Leia MaisPartido ganhou mais prefeituras que em 2020, mas nenhuma delas é importante
Leia MaisTribunal arbitral determina que a Eldorado Celulose pague os dividendos referentes ao ano de 2023
Leia MaisLula e Bolsonaro ensaiaram, mas não houve reedição de 2022: quem ganhou mesmo foi o Centrão
Leia MaisPSD se torna o campeão de prefeituras, toma o lugar do MDB e ganha musculatura para 2026
Leia MaisEleitor vereador em Balneário Camboriú, Jair Renan é o quarto filho de Jair Bolsonaro na política
Leia MaisEm Alagoas, senador do MDB elege mais prefeitos que seu inimigo, o presidente da Câmara
Leia MaisEleições terminam no primeiro turno em 11 capitais, neste domingo; outras 25 terão segundo turno.
Leia MaisCom apoio envergonhado de Bolsonaro e Lula, Nunes e Boulos vão disputar o segundo turno em São Paulo
Leia MaisDos 16 municípios do Amapá, senador favorito a assumir o comando do Congresso elege aliados em 10
Leia MaisPresidente diz que apresentará novas regras para as bets, mas se não fizer efeito tentará proibir.
Leia MaisPresidente do TSE, ministra Cármen Lúcia diz que eleições municipais estão ocorrendo na normalidade.
Leia MaisApós fazer o M, deputado incomoda PL e Bolsonaro ao silenciar sobre baixaria do laudo falso.
Leia Mais