O agora desinterditado

Karen Couto
Publicada em 24/09/2024 às 21:11
Erton Junior estava interditado desde 2017, e mesmo assim assinou contratos milionários com o governo do Piauí e com a Alepi Foto: Reprodução/Redes sociais

O sócio-administrador da Construtora Rosacon, responsável por contratos milionários com o governo do Piauí e a Assembleia Legislativa (Alepi), teve sua interdição judicial revogada. Como mostrou com exclusividade o Bastidor, Erton Hermes Fontinelli Rêgo Jr. foi interditado em 2017, a pedido de sua mãe, Maria Celeste Marques de Souza Rêgo.

Em petição conjunta apresentada em agosto, Maria Celeste e Erton pediram a desistência da ação de interdição. Eles alegam que, após oito anos do ajuizamento do processo, o quadro psicológico de Erton melhorou, e que ele está em condições para trabalhar e gerenciar seus bens da vida civil sem restrições.

“A referida situação, Excelência, se amolda perfeitamente ao caso dos autos, uma vez que, conforme atestado de sanidade mental em anexo, o Sr. Erton Hermes não possui mais qualquer restrição para exercer as atividades da vida civil, estando em plena capacidade psíquica, tendo, apenas, passado momentaneamente por uma depressão grave – e que não foi originada em virtude de qualquer problema psiquiátrico, mas sim em virtude de uma condição de vida temporária, marcada pela utilização de entorpecentes”, diz a petição.

Na peça, mãe e filho alegam que, em razão do processo não tramitar sob sigilo, a divulgação na imprensa da interdição “macularam a reputação” de Erton, “causando-lhe grande constrangimento e trazendo sérios prejuízos pra sua vida pessoal e profissional”.

Segundo laudo médico juntado aos autos, Erton está apto a trabalhar e gerenciar sua vida. Em manifestação, o Ministério Público opinou pela extinção do processo. No dia 2 de setembro, a 3ª Vara de Família da Comarca de Teresina extinguiu a ação. Com a extinção, a decisão liminar que deu a curatela de Erton a mãe, Celeste, foi revogada.

O Bastidor tentou contato com Erton e sua mãe, mas não teve sucesso.

Contratos com o governo e Alepi

Somente neste ano, a Rosacon fechou 16 contratos com o governo do petista Rafael Fonteles. Juntos, os contratos já somam 267 milhões de reais. A maioria é para manutenção de prédios públicos, mas alguns envolvem obras, como a construção da sede do DRACO e do Batalhão de Choque da PM-PI.

 A construtora também é responsável pela reforma da Assembleia Legislativa. O contrato é de 39 milhões de reais, e a Rosacon já recebeu 11,2 milhões, com parte da obra já entregue. 

Como mostrou o Bastidor, todos os contratos com o governo do Piauí foram assinados por Erton, embora ele estivesse interditado. No caso da Assembleia, foi Paulo Ximenes quem assinou, e ele também já tinha assinado contratos com o governo em nome da Engemax, empresa que pertence ao irmão de Erton, ex-dono da Rosacon. Detalhe: Paulo usou o e-mail "[email protected]" como contato.

O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Piauí afirmaram que ambas cumpriram todos os requisitos e formalidades previstas na Lei de Licitações. Sobre as denúncias, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí informou que "a análise de irregularidades exige uma fiscalização específica", que está sendo feita. O Ministério Público do Piauí nunca respondeu aos questionamentos da reportagem.

Sobre a interdição

Erton foi interditado a pedido de sua mãe, Maria Celeste Marques de Souza Rêgo, em razão de “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas” e “outros transtornos depressivos recorrentes”.

Em audiência realizada em 13 de dezembro de 2017 (veja trecho abaixo), o próprio Erton reconheceu não ter condições de assumir os atos da vida civil.

Com a interdição, Erton deveria ter ficado impedido de exercer todo e qualquer ato da vida civil, como gerir seu patrimônio financeiro, casar e assinar contratos, mas não foi o que aconteceu. Em 2018, Erton passou a integrar o quadro societário da Rosacon, e, em 2022, virou o único sócio e administrador, assinando todos os documentos da empresa, como mostram registros da Junta Comercial do Piauí.

No dia 2 de agosto, o Bastidor entrou em contato com Erton, que confirmou ser o dono da empresa e afirmou que “tudo está indo muito bem, graças a Deus”. Quando foi questionado sobre o processo de interdição, desligou e não respondeu mais.

Também procurada, Maria Celeste, mãe de Erton, disse que é ela, na verdade, a proprietária da Rosacon. Disse que a ligação estava ruim, pediu tempo para responder e, como o filho, desligou.

Leia também:

39 milhões já estão no bolso

Na Assembleia também

Mais 58 milhões para o interditado

Um incapaz de sucesso

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais
Exclusivo

Ataque ao sistema financeiro

01/07/2025 às 23:06

PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário

Leia Mais

Durou uma semana

01/07/2025 às 21:59

TRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá

Leia Mais

TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas

Leia Mais

IOF no Supremo

01/07/2025 às 13:00

AGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto

Leia Mais

Aneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado

Leia Mais
Exclusivo

Viagem secreta sob suspeita

01/07/2025 às 10:00

PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022

Leia Mais

Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados

Leia Mais

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais

Desaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento

Leia Mais

Ministro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão

Leia Mais

Doleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais