39 milhões já estão no bolso

Karen Couto
Publicada em 15/08/2024 às 06:00
A construtora que Erton é sócio-administrador já recebeu mais de 39 milhões de reais dos cofres públicos Foto: Reprodução

O governo do Piauí e a Assembleia Legislativa do estado já pagaram mais de 39 milhões de reais para a construtora Rosacon, cujo sócio-administrador é um homem interditado judicialmente por doença mental. A empresa tem 15 contratos ativos com o governo do Piauí, e é responsável pela reforma da Assembleia Legislativa.

O Bastidor revelou que Erton Hermes Fontinelli Rêgo Jr., sócio-administrador da Rosacon, foi interditado em 2017, entrou na empresa em 2018 e, em 2022, virou o único sócio e administrador, assinando todos os documentos da empresa, como mostram registros da Junta Comercial do Piauí.

Esses 15 contratos com o governo do Estado somam 262 milhões de reais, e a Rosacon já recebeu 27,9 milhões de reais. A maioria desses contratos é para manutenção de prédios públicos, mas alguns envolvem obras, como a construção da sede do DRACO e do Batalhão de Choque da PM-PI.

Com a Assembleia Legislativa, o contrato é de 39 milhões de reais, e a Rosacon já recebeu 11,2 milhões, com parte da obra já entregue.

Todos os contratos com o governo do Piauí foram assinados por Erton. No caso da Assembleia, foi Paulo Ximenes quem assinou, e ele também já tinha assinado contratos com o governo em nome da Engemax, empresa que pertence ao irmão de Erton, o ex-dono da Rosacon. Detalhe: Paulo usou o e-mail "[email protected]" como contato.

O Tribunal de Contas do Piauí disse ao Bastidor que os processos licitatórios são de responsabilidade dos órgãos que os realizam. Sobre as denúncias, o TCE informou que "a análise de irregularidades exige uma fiscalização específica", que está sendo feita.

Sobre a interdição

O Bastidor revelou que Erton foi interditado a pedido de sua mãe, Maria Celeste Marques de Souza Rêgo. Ela argumentou que o filho sofre de “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas” e “outros transtornos depressivos recorrentes”.

Em audiência realizada em 13 de dezembro de 2017 (veja trecho abaixo), o próprio Erton reconheceu não ter condições de assumir os atos da vida civil.

Com a interdição, Erton ficou impedido de exercer todo e qualquer ato da vida civil, como gerir seu patrimônio financeiro, casar e assinar contratos.

Na sexta-feira, dia 2, o Bastidor entrou em contato com Erton, que confirmou ser o dono da empresa e afirmou que “tudo está indo muito bem, graças a Deus”. Quando foi questionado sobre o processo de interdição, desligou e não respondeu mais.

Também procurada, Maria Celeste, mãe de Erton, disse que é ela, na verdade, a proprietária da Rosacon. Disse que a ligação estava ruim, pediu tempo para responder e, como o filho, desligou.

O Governo do Estado e Alepi afirmaram que ambas cumpriram todos os requisitos e formalidades previstas na Lei de Licitações.

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais

Filho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência

Leia Mais

Câmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas

Leia Mais

Justiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp

Leia Mais

Não pode assinar

06/05/2025 às 19:03

A pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master

Leia Mais

Plano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo

Leia Mais

Moraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe

Leia Mais

Alexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe

Leia Mais

Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo

Leia Mais

Bradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador

Leia Mais

Deputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação

Leia Mais

PGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições

Leia Mais

Defensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe

Leia Mais

Advogado da J&F pede ao ministro para trancar inquérito que investiga difamação dele a procurador

Leia Mais