Forças de Putin partem com tudo rumo a Kiev

Redação
Publicada em 01/03/2022 às 12:15
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O que se viu até agora do exército da Rússia na Ucrânia é, infelizmente, apenas uma amostra do que está por vir. As cenas de soldados russos sendo rendidos pela população e de veículos militares abandonados por falta de combustível provavelmente resultaram de um erro de cálculo por parte de Putin e sua cúpula militar.

Agora, porém, os russos avançam com tudo rumo a Kiev e a outras cidades estratégicas para a invasão e, presume-se, consequente ocupação. Com ucranianos atacando (com sucesso) comboios russos e soldados de Putin morrendo aos milhares (5,7 mil, segundo o governo da Ucrânia), o Kremlin passou a bombardear fortemente grandes cidades como Kharkiv, Mariupol e Kiev.

O objetivo final é tomar a capital ucraniana – já admitiram os russos, afirmando que não encerrarão a invasão antes de conquistarem todos os objetivos – e depor Volodymyr Zelensky, considerado uma nazista (apesar de ser judeu) pró-ocidente (o que é verdade) por Vladimir Putin.

Uma coluna militar russa com quilômetros de comprimento em direção à Kiev tem alvoraçado a imprensa e os governos ocidentais. O grupamento militar foi descoberto pela Maxar, mas seu tamanho exato é desconhecido. A empresa americana – reconhecida internacionalmente por sua capacidade tecnológica e de análise – divulgou ontem que o comboio tem 64 km de extensão. No dia anterior, a Maxar havia dito que a coluna tinha 40 km. Procurada pelo Bastidor, a empresa não declinou seus cálculos nem dados que pudessem ser corroborados de modo independente.

Apesar das dúvidas relevantes sobre o tamanho das forças que se aproximam de Kiev, resta indubitável que um enorme contingente militar está a caminho da capital da Ucrânia - e, mostram as batalhas mais recentes, receberá forte e indiscriminado apoio aéreo e de artilharia. A nomeação, por Zelensky, do general Mykola Zhyrnov para chefiar as tropas em Kiev e as trincheiras que estão sendo construídas só reforçam o tamanho do problema que se aproxima da cidade.

Esse modelo repete as campanhas militares de Putin na Chechênia, na Ossetia e na Geórgia. E a Ucrânia enfrentará esse rolo compressor com pouca ajuda (militar e financeira) de Europa Ocidental e Estados Unidos. Depois de ter sua força aérea fortemente abalroada pelos ataques russos, os ucranianos podem ver evaporar a doação de caças da época soviética prometida por Polônia, Bulgária e Eslováquia.

Os poloneses já disseram que não vão ceder os aviões - os outros dois países ainda não se pronunciaram. A Polônia argumenta que isso poderia ser considerada uma influência direta da Otan no conflito – como se balas, armas leves e lança-mísseis não fossem equipamentos bélicos.

Além disso, os pedidos por ingresso na Otan e na União Europeia estão sendo ignorados. E as requisições para a imposição de um espaço de exclusão aérea sobre a Ucrânia foram negadas. Sobram aos ucranianos - que também passam a enfrentar chechenos e bielo-russos - convocar prisioneiros, compatriotas que vivem no exterior e estrangeiros para se unirem as suas fileiras.

Enquanto isso, a economia da Rússia desmorona, com filas para saques em bancos e instituições financeiras russas beirando a falência no exterior. Mesmo com a realidade se impondo, Putin garante que nenhuma dessas sanções irá prejudicar seu país.

Aliados de Bolsonaro em São Paulo não querem Raquel Gallinati como vice de Ricardo Nunes.

Leia Mais

Ministro suspendeu sua decisão e o julgamento no STF sobre desoneração da folha de pagamentos

Leia Mais

A vez de Mendonça

16/05/2024 às 17:16

Ministro do STF é eleito integrante titular do Tribunal Superior Eleitoral.

Leia Mais

Julgamento foi suspenso a pedido de Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal.

Leia Mais

Governador e réu

16/05/2024 às 11:47

Gladson Cameli, do Acre, é acusado de desviar R$ 16 milhões e comprar apartamento e veículo

Leia Mais

Um passo atrás

16/05/2024 às 08:30

Governo volta ao STF para suspender o julgamento da ação contra a desoneração da folha de pagamentos

Leia Mais

O problema fake

15/05/2024 às 22:35

Apesar dos acertos do governo no desastre gaúcho, Lula insiste num combate que sabota seus méritos.

Leia Mais

Moraes indica que vai barrar benesses para políticos que Congresso colocou na lei de Improbidade

Leia Mais

Lula anuncia distribuição de 5,1 mil reais para famílias atingidas pelas enchentes no RS.

Leia Mais

Reconstruir o RS

15/05/2024 às 16:48

Programa do Instituto Ling investirá na recuperação da infraestrutura em locais afetados pela chuva.

Leia Mais

Deputados ligados ao setor de mineração planejam ações para por fim ao imbróglio na ANM

Leia Mais

Rui Costa e Alexandre Silveira tentaram, mas não conseguiram nomear sucessor de Prates na Petrobras

Leia Mais

Supremo julga a Lei de Improbidade Administrativa, feita pelo Congresso para não condenar ninguém

Leia Mais

Pré-candidato a governador, Paulo Pimenta coordenará ações do governo federal no Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Prates rodou

14/05/2024 às 21:21

Após meses de desgaste, o ex-senador finalmente foi demitido por Lula da Presidência da Petrobras.

Leia Mais