Sinas de Dantas

Alisson Matos
Publicada em 15/04/2025 às 14:00
Dantas tentou ser presidente da Vale, mas não conseguiu Foto: Gabriela Biló/Folhapress

Os recentes movimentos do Tribunal de Contas da União contra a gestão da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) são atribuídos ao ministro Bruno Dantas por aliados de João Fukunaga, presidente da entidade. Seria uma vingança pessoal de Dantas contra Fukunaga, que não embarcou na tentativa do ministro de se tornar presidente da Vale, no ano passado.

Como presidente da Previ, Fukunaga é membro do conselho de Administração da Vale e participou do acordo que elevou Gustavo Pimenta ao comando da mineradora. Então presidente do TCU, Dantas foi cotado, mas não chegou perto de ter chances reais de disputar o cargo. O presidente do conselho da Vale é Daniel André Stieler, ex-presidente da Previ.

O caso começou em fevereiro, quando o TCU abriu uma apuração preliminar das contas da Previ, a pedido do ministro Walton Alencar. A justificativa é que fora constatado um déficit de R$ 17 bilhões no Plano 1 da entidade.

Membros da Previ creditam à atuação de Dantas nos bastidores as ações contra a gestão de Fukunaga desde então. Na semana passada, em audiência no TCU, Dantas sugeriu ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal que levantassem a lista de passageiros das viagens do presidente da Previ. O tópico sequer consta no relatório técnico do tribunal, resultado da apuração preliminar iniciada em fevereiro. No dia 9, o ministro Walton Alencar determinou a abertura de uma auditoria nas contas da Previ, com base no relatório.

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil encomendou um parecer comparativo, obtido pelo Bastidor, entre o voto de Walton Alencar e o relatório dos técnicos do TCU. O documento aponta um “tom político e subjetivo” do ministro ao tratar de ingerência sindical na nomeação do presidente da Previ, em comparação com o parecer dos técnicos, que atribui o prejuízo de 17 bilhões de reais ao aumento da exposição em ações da Vale e à conjuntura econômica adversa.

Procurada, a assessoria do TCU disse que o tribunal "se manifesta por meio de seus acórdãos". Os ministros Walton e Dantas não comentaram.

Leia a íntegra do acórdão:

Cartão vermelho

15/05/2025 às 17:53

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições

Leia Mais

J&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos

Leia Mais

MP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar

Leia Mais

Suspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça

Leia Mais

Flávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas

Leia Mais

Primeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ

Leia Mais

Justiça da Espanha nega recurso e mantém blogueiro brasileiro livre na Europa

Leia Mais

Disputa entre J&F e Paper Excellence pelo conrole da Eldorado Celulose está perto do fim

Leia Mais

Empresário suspeito de operar com Andreson Gonçalves é alvo da PF com pedido de prisão

Leia Mais

Motta não desiste

14/05/2025 às 13:04

Presidente da Câmara recorre ao plenário do STF para beneficiar Alexandre Ramagem no caso do golpe

Leia Mais
Exclusivo

Os laranjas de Andreson

13/05/2025 às 21:13

A PF avançou nas relações bancárias e fiscais que dão sustentação ao esquema de venda de sentenças

Leia Mais

Um grande se vai

13/05/2025 às 18:35

Morre Pepe Mujica, que foi o melhor dos políticos por fazer o contrário dos outros

Leia Mais

STJ nega pedido de ex-marqueteiro do PT para impedir cobrança de dívida de US$ 1 milhão em cassino

Leia Mais
Exclusivo

A força do esquema

13/05/2025 às 16:00

PF chega a Valdoir Slapak e ao grupo Fource no inquérito que apura comércio de decisões judiciais

Leia Mais

Só para Ramagem

13/05/2025 às 15:48

STF suspende ação contra deputado acusado de golpe apenas por crimes cometidos após a diplomação

Leia Mais