Aneel espera
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retirou da pauta da reunião extraordinária desta quinta-feira (19) o pedido administrativo da Amazonas Energia para prorrogar por 60 dias a transferência de controle para a Âmbar Energia, do grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista.
A decisão foi tomada porque, um dia antes da reunião em que a Aneel trataria do tema, a juíza Jaiza Fraxe, 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas, deu o que a Amazonas queria: ampliou o prazo e mandou liberar recursos de um fundo setorial para a empresa se sustentar no período.
A diretoria da Aneel não foi formalmente notificada da decisão judicial, mas, segundo o diretor-geral Sandoval Feitosa, a relatora do processo, Agnes da Costa, optou por retirar o pedido da pauta. A agência aguarda a notificação para decidir se vai recorrer.
A juíza Jaíza Fraxe deu mais 60 dias para conclusão da transferência da Amazonas para a Âmbar. Determinou ainda que a Aneel libere recursos de um fundo setorial para cobrir custos operacionais da empresa até a transferência do controle para a Âmbar.
A decisão dá mais tempo à Âmbar. Caso o prazo estabelecido pela Aneel fosse cumprido, a empresa dos Batista teria de começar a investir os prometidos 6,5 bilhões reais na Amazonas. Até agora, a Âmbar não detalhou de onde virão os recursos.
Como vem mostrando o Bastidor, têm sido frequentes decisões da juíza Jaiza Fraxe favoráveis a pedidos da Amazonas e da Âmbar.
Leia o que o Bastidor já publicou sobre o caso:
Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes
Leia MaisPor unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte
Leia MaisDireita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos
Leia MaisColegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara
Leia MaisO dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia Mais