Interligados

Brenno Grillo
Publicada em 24/07/2024 às 06:00
BTG é único banco a patrocinar a TMA, associação que reúne interessados na ação da empreiteira. Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

A recuperação judicial da Odebrecht Engenharia, aprovada recentemente, expõe uma proximidade comum, embora pouco conhecida do público, entre os principais atores desse tipo de processo e aqueles que têm interesse financeiro direto nele. Do juiz a possíveis financiadores da empresa em recuperação, todos se conhecem. Mantêm relações profissionais mutuamente dependentes.

Em nenhum lugar essa proximidade parece ser tão proeminente quanto na TMA, a Turnaround Management Association. A entidade foi criada nos Estados Unidos em 1988. Chegou ao Brasil 20 anos depois. Lá, e em outros países, a TMA se apresenta como uma rede de contatos profissionais; aqui, se propõe a ser um centro de debates para quem trabalha com recuperação judicial e ativos estressados, no jargão do ramo.

A TMA Brasil aproxima advogados, contadores, administradores e juízes. São ligados à associação, por exemplo: o BTG, que negocia para oferecer garantias à Odebrecht; a AJ Ruiz, administradora da recuperação judicial da empreiteira; Eduardo Munhoz, um dos advogados da empresa; e Paulo Furtado, juiz do caso.

O BTG é um dos principais patrocinadores da associação no Brasil. É a única instituição financeira da lista. Também contribuem financeiramente com a TMA outras empresas do setor, como escritórios de advocacia, administradoras judiciais, assessorias contábeis.

O debate de ideias acontece e a TMA é uma entidade repleta de atividades, onde os profissionais da área se encontram e formam uma comunidade. O problema, porém, é a conexão um tanto cinzenta com o Judiciário e os profissionais que dependem uns dos outros em casos de recuperação e falência.

Na prática, alguns dos grandes nomes do setor, que participam dos eventos, reconheceram reservadamente ao Bastidor que a troca de ideias é um fator bem menos relevante do que a criação e o desenvolvimento de relações. No mercado de recuperações e ativos estressados, essas relações valem ouro - juízes e administradores agem com bastante liberdade e, na vasta maioria dos casos, não precisam observar critérios objetivos que evitem favorecimentos indevidos, ainda que legais.

O banco de André Esteves tem presença forte na TMA Brasil. Alexandre Camara, um dos integrantes do conselho consultivo, é responsável pela "área de Special Situations do BTG Pactual", onde é sócio desde 2008. A instituição financeira também emplaca seus sócios e funcionários em eventos da TMA.

Joice Ruiz, da AJ Ruiz, é vice-presidente da TMA. Sua administradora judicial tem uma longa lista de recuperações judiciais e falências. Mas pequenas ou médias, como a da Schahin - ou a do grupo Tinto, que briga com a J&F. A recuperação judicial da Odebrecht Engenharia é o maior caso da AJ Ruiz até agora.

O juiz palestrante

O caso da Odebrecht Engenharia, assim como os dos grupos Schahin e Tinto, tramita na 2ª Vara de Recuperação Judicial e Falência de São Paulo, capitaneada por Paulo Furtado, juiz que participa de eventos da TMA. O mais recente, sobre venda de bens de empresas falidas, foi em 11 de junho. Mas há outros: veja aqui, aqui e aqui.

A decisão que garantiu fôlego financeiro  à Odebrecht, e que também nomeou a AJ Ruiz como administradora judicial, incomodou o Tribunal de Justiça de São Paulo por sua rapidez e por afrontar um entendimento do TJSP que tiraria o poder de Furtado.

O Bastidormostrou que Furtado costuma participar de eventos organizados por entidades de recuperação judicial e falência. O magistrado não vê conflito de interesse nas palestras que divide com advogados que podem vir a despachar, ou já despacham, com ele, como é o caso da AJ Ruiz.

Em 2020, Joice participou com Furtado de um evento organizado e divulgado pela TMA Brasil, sobre os impactos da pandemia nas recuperações judiciais e falências. Além de eventos, a advogada foi uma das autoras em uma obra jurídica coordenada pelo magistrado. A AJ Ruiz promove o livro com afinco nas redes sociais.

A qualquer custo

06/02/2025 às 19:25

Ex-funcionário afirma que XP pressiona assessores a oferecer ativos de risco a clientes moderados

Leia Mais

Serviço de bordo

06/02/2025 às 13:46

Governo acompanhará voo de brasileiros extraditados dos EUA, mas não garante fim das algemas

Leia Mais

Polícia Federal vai investigar a atuação de facções criminosas no setor de combustíveis

Leia Mais

Queimou a largada

06/02/2025 às 10:11

Ex-diretora da Oi pagará 420 mil reais à CVM por vazamento de informação

Leia Mais

Não perdem uma

05/02/2025 às 21:43

Carf contraria Fazenda e decide que Itaú não deve pagar 2,4 bilhões de reais por compra do Unibanco

Leia Mais

Sob governo Trump, Google também elimina metas de diversidade e reavalia programas de inclusão

Leia Mais

Governo amplia prazo do consignado do INSS de 84 para 96 meses; mudança entra em vigor nesta semana

Leia Mais

Diretor da Aneel pode emplacar solução a favor da compra da Amazonas Energia pelos Batista

Leia Mais

Empresa investigada por suposta ligação com PCC é alvo de mais de 400 autuações na ANP

Leia Mais

Penduricalhos pagos a 23 membros do Tribunal de Contas de São Paulo custam mais de 1 milhão de reais

Leia Mais

Castro escapa

04/02/2025 às 22:27

TRE rejeita segundo pedido de cassação do governador do Rio por irregularidades na campanha

Leia Mais

Órgão liderado por Jorge Messias não contesta como poderia operação de venda da Amazonas para Âmbar

Leia Mais

Ministro convoca audiência para cobrar transparência na execução de emendas parlamentares

Leia Mais

Decisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli

Leia Mais

Barroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino

Leia Mais