Interligados
A recuperação judicial da Odebrecht Engenharia, aprovada recentemente, expõe uma proximidade comum, embora pouco conhecida do público, entre os principais atores desse tipo de processo e aqueles que têm interesse financeiro direto nele. Do juiz a possíveis financiadores da empresa em recuperação, todos se conhecem. Mantêm relações profissionais mutuamente dependentes.
Em nenhum lugar essa proximidade parece ser tão proeminente quanto na TMA, a Turnaround Management Association. A entidade foi criada nos Estados Unidos em 1988. Chegou ao Brasil 20 anos depois. Lá, e em outros países, a TMA se apresenta como uma rede de contatos profissionais; aqui, se propõe a ser um centro de debates para quem trabalha com recuperação judicial e ativos estressados, no jargão do ramo.
A TMA Brasil aproxima advogados, contadores, administradores e juízes. São ligados à associação, por exemplo: o BTG, que negocia para oferecer garantias à Odebrecht; a AJ Ruiz, administradora da recuperação judicial da empreiteira; Eduardo Munhoz, um dos advogados da empresa; e Paulo Furtado, juiz do caso.
O BTG é um dos principais patrocinadores da associação no Brasil. É a única instituição financeira da lista. Também contribuem financeiramente com a TMA outras empresas do setor, como escritórios de advocacia, administradoras judiciais, assessorias contábeis.
O debate de ideias acontece e a TMA é uma entidade repleta de atividades, onde os profissionais da área se encontram e formam uma comunidade. O problema, porém, é a conexão um tanto cinzenta com o Judiciário e os profissionais que dependem uns dos outros em casos de recuperação e falência.
Na prática, alguns dos grandes nomes do setor, que participam dos eventos, reconheceram reservadamente ao Bastidor que a troca de ideias é um fator bem menos relevante do que a criação e o desenvolvimento de relações. No mercado de recuperações e ativos estressados, essas relações valem ouro - juízes e administradores agem com bastante liberdade e, na vasta maioria dos casos, não precisam observar critérios objetivos que evitem favorecimentos indevidos, ainda que legais.
O banco de André Esteves tem presença forte na TMA Brasil. Alexandre Camara, um dos integrantes do conselho consultivo, é responsável pela "área de Special Situations do BTG Pactual", onde é sócio desde 2008. A instituição financeira também emplaca seus sócios e funcionários em eventos da TMA.
Joice Ruiz, da AJ Ruiz, é vice-presidente da TMA. Sua administradora judicial tem uma longa lista de recuperações judiciais e falências. Mas pequenas ou médias, como a da Schahin - ou a do grupo Tinto, que briga com a J&F. A recuperação judicial da Odebrecht Engenharia é o maior caso da AJ Ruiz até agora.
O juiz palestrante
O caso da Odebrecht Engenharia, assim como os dos grupos Schahin e Tinto, tramita na 2ª Vara de Recuperação Judicial e Falência de São Paulo, capitaneada por Paulo Furtado, juiz que participa de eventos da TMA. O mais recente, sobre venda de bens de empresas falidas, foi em 11 de junho. Mas há outros: veja aqui, aqui e aqui.
A decisão que garantiu fôlego financeiro à Odebrecht, e que também nomeou a AJ Ruiz como administradora judicial, incomodou o Tribunal de Justiça de São Paulo por sua rapidez e por afrontar um entendimento do TJSP que tiraria o poder de Furtado.
O Bastidor já mostrou que Furtado costuma participar de eventos organizados por entidades de recuperação judicial e falência. O magistrado não vê conflito de interesse nas palestras que divide com advogados que podem vir a despachar, ou já despacham, com ele, como é o caso da AJ Ruiz.
Em 2020, Joice participou com Furtado de um evento organizado e divulgado pela TMA Brasil, sobre os impactos da pandemia nas recuperações judiciais e falências. Além de eventos, a advogada foi uma das autoras em uma obra jurídica coordenada pelo magistrado. A AJ Ruiz promove o livro com afinco nas redes sociais.
Ex-funcionário afirma que XP pressiona assessores a oferecer ativos de risco a clientes moderados
Leia MaisGoverno acompanhará voo de brasileiros extraditados dos EUA, mas não garante fim das algemas
Leia MaisPolícia Federal vai investigar a atuação de facções criminosas no setor de combustíveis
Leia MaisEx-diretora da Oi pagará 420 mil reais à CVM por vazamento de informação
Leia MaisCarf contraria Fazenda e decide que Itaú não deve pagar 2,4 bilhões de reais por compra do Unibanco
Leia MaisSob governo Trump, Google também elimina metas de diversidade e reavalia programas de inclusão
Leia MaisGoverno amplia prazo do consignado do INSS de 84 para 96 meses; mudança entra em vigor nesta semana
Leia MaisDiretor da Aneel pode emplacar solução a favor da compra da Amazonas Energia pelos Batista
Leia MaisEmpresa investigada por suposta ligação com PCC é alvo de mais de 400 autuações na ANP
Leia MaisPenduricalhos pagos a 23 membros do Tribunal de Contas de São Paulo custam mais de 1 milhão de reais
Leia MaisTRE rejeita segundo pedido de cassação do governador do Rio por irregularidades na campanha
Leia MaisÓrgão liderado por Jorge Messias não contesta como poderia operação de venda da Amazonas para Âmbar
Leia MaisMinistro convoca audiência para cobrar transparência na execução de emendas parlamentares
Leia MaisDecisão favorável a dono da antiga OAS anula também provas contra Lula e o ministro Dias Toffoli
Leia MaisBarroso contraria PF e mantém relatoria da Operação Overclean com Kassio, em vez de Flávio Dino
Leia Mais