O entendimento falido
A rápida homologação da recuperação judicial da Odebrecht Engenharia e Construção contrariou a jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo sobre o tema. Segundo especialistas na área ouvidos pelo Bastidor, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, da 2ª Vara de Falências, não poderia ter homologado a recuperação.
Conforme entendimento do TJSP, um pedido anterior de falência ou recuperação gera prevenção para os casos subsequentes. Como a empresa já tinha recorrido à recuperação extrajudicial em 2019, o novo pedido deveria tramitar na mesma vara - no caso, a primeira. Um dos casos que consolidou essa jurisprudência no TJSP envolveu decisão do próprio juiz Paulo Furtado.
O pedido da Odebrecht Engenharia e Construção envolve uma dívida de 4,6 bilhões de dólares, o equivalente a 25 bilhões de reais na cotação atual. Além da empresa principal, o acordo envolve outras 11 subsidiárias, incluindo offshores.
Como noticiou o Bastidor, a 2ª Vara de Falências do TJSP homologou o pedido de recuperação judicial da OEC e de outras empresas do grupo em apenas seis horas após o protocolo.
O lançamento da pré-candidatura à presidência não contou com os grandes nomes do União Brasil
Leia MaisJustiça condena por lavagem executivo do grupo ítalo-argentimo que pagou propina na Petrobras
Leia MaisJBS perde no STJ e Tinto mantém andamento de ação nos EUA para apurar esvaziamento de patrimônio
Leia MaisPrimeira Turma do Supremo Tribunal Federal antecipa em uma semana julgamento de Núcleo 2 do golpe
Leia MaisMinistro é alvo de pressão, mas é poupado em reunião que o presidente Lula teve com senadores
Leia MaisJuízes concederam liminares à distribuidora sem considerar fatos apontados pelo governo de São Paulo
Leia MaisSTJ define que disputa entre J&F e Paper pela Eldorado Celulose fica em Três Lagoas (MS)
Leia MaisCVM proíbe empresário a ofertar sua criptomoeda, vinculada à produção de uma suposta super cana
Leia MaisEx-presidente da Câmara será o relator do projeto que prevê a isenção de IR a quem menos de R$ 5 mil
Leia MaisIndicado por ACM na prefeitura de BH é alvo da Polícia Federal em nova fase da Operação Overclean
Leia MaisCâmara aprova a jato projeto que aumenta poderes do governo para retaliar tarifaço dos EUA
Leia MaisEvento patrocinado pelas Forças Armadas, terá a participação de país que vive sob sanções dos EUA
Leia MaisGoverno e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto
Leia MaisJuiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo
Leia MaisPesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo
Leia Mais