Sem trégua para a Copape

Alisson Matos
Publicada em 28/08/2024 às 06:00
Desembargadora concluiu que não há elementos para anular o ato da ANP Foto: Reprodução

A Copape, empresa de petróleo e gás natural investigada pelo Ministério Público por suspeita de ligação com o PCC, fracassou pela segunda vez consecutiva ao tentar reverter decisão da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que revogou sua outorga.

A desembargadora Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), concluiu que não há elementos para anular o ato da ANP. Disse ainda que o argumento apresentado pela Copape “não tem condão para afastar a presunção de legitimidade da medida acauteladora administrativa, uma vez que a natureza dos fatos apurados a justificaria”. A decisão foi publicada na quarta-feira (21).

A defesa da Copape pedia a suspensão do processo da ANP. Os advogados disseram que as acusações são baseadas numa campanha difamatória dos concorrentes. Também afirmaram que poderia haver desabastecimento, caso a empresa fosse derrotada na Justiça.

Desde o mês passado, a Copape está proibida de exercer as suas atividades após ser acusada, somente na esfera administrativa, de infringir regras na comercialização, no exercício da atividade e no armazenamento de combustível.

A ANP também levou em conta informações de uma investigação conduzida pelo Ministério Público de São Paulo, que revelou a participação de representantes da Copape em fraudes fiscais. O esquema consistia em importar gasolina como se fosse nafta, uma matéria-prima derivada do petróleo.

A entrada do produto no Brasil era registrada no Tocantins, por meio da empresa Terra Nova Trading, e não em São Paulo, onde ficam a Copape e a distribuidora Áster. A manobra fiscal reduzia a base de cálculo de tributos de 25% para 1%.

Os donos formais das empresas são os empresários Mohamad Hussein Mourad e Renato Steinle Camargo, que também são alvos do MP, como mostrou o Bastidor. O caso foi revelado pelo Fantástico, da TV Globo.

O MP ofereceu denúncia em que acusa a Copape e a Áster de sonegarem cerca de 1 bilhão de reais em impostos. De acordo com o órgão, os esquemas de fraudes fiscais aumentaram a concorrência desleal em redes de postos de gasolina. A Justiça acolheu a denúncia.

As suspeitas contra a Copape e a Aster vão além. O MP também investiga uma ligação de Mohamad com organizações criminosas, como o PCC. O empresário seria o controlador de mais de 50 postos de gasolina e de empresas do setor que estariam em nome de laranjas.

Com base em informações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), as autoridades paulistas dizem que os valores obtidos com o esquema iam para contas mantidas por pessoas ligadas a Mohamad. Só a esposa do empresário, Silvana Correa, é suspeita de ter movimentado mais de 210 milhões de reais em seis anos. Os promotores encontraram evidências de ligação com negócios do crime organizado violento, sobretudo com o PCC.

É a segunda decisão judicial, em menos de um mês, que nega os pedidos da Copape. Na primeira, como mostrou o Bastidor, o juiz Alaôr Piacini, da Justiça Federal do Distrito Federal, disse que a ação da ANP “teve embasamento fático e legal” e que "o conjunto fático é robusto para a tomada de decisão administrativa de revogação das autorizações da requerente”. 

Falta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário

Leia Mais

Juízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa

Leia Mais

Pesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro

Leia Mais
Exclusivo

Ataque ao sistema financeiro

01/07/2025 às 23:06

PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário

Leia Mais

Durou uma semana

01/07/2025 às 21:59

TRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá

Leia Mais

TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas

Leia Mais

IOF no Supremo

01/07/2025 às 13:00

AGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto

Leia Mais

Aneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado

Leia Mais
Exclusivo

Viagem secreta sob suspeita

01/07/2025 às 10:00

PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022

Leia Mais

Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados

Leia Mais

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais

Desaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento

Leia Mais

Ministro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão

Leia Mais

Doleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais