Chega de desculpas

Redação
Publicada em 06/05/2024 às 16:00
Ferbasa e Fundação José Carvalho ainda não entregaram documentos exigidos pela Justiça. Foto: Reprodução/YouTube

A Justiça da Bahia determinou mais uma vez que a Ferbasa e a Fundação José Carvalho entreguem documentos necessários para averiguar se houve fraude na companhia e na instituição sem fins lucrativos. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (6), quase uma semana após a ordem de busca e apreensão para a polícia acessar o material.

A Ferbasa e a Fundação José Carvalho pediram ao juiz Marcelo de Almeida Costa que os documentos fossem enviados via depósito em cartório - o que foi negado.

O caso foi levado ao Judiciário porque José Eduardo, filho de José Carvalho, acusa o pai de fraudar os bens da família para reduzir sua herança. O Bastidor já mostrou que Carvalho é suspeito de ter transferido ações da empresa à instituição sem fins lucrativos e de gastar até 50 milhões de reais anuais do patrimônio. 

A decisão desta segunda é mais uma no caso, após idas e vindas do Judiciário baiano sobre o fornecimento da documentação pela Ferbasa e a Fundação. A medida quase havia sido suspensa pelo desembargador Manoel Bahia, amigo do advogado Marcelo Zarif, representante da Ferbasa.

Mas o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia declarou-se impedido no caso, após a exposição pública de sua relação com Zarif. Mas os problemas não param por aí.

Há, ainda, outros imbróglios com o dinheiro de Carvalho. Em 1999, Sergio Dória, presidente do conselho de Administração da Ferbasa, comprou a fazenda São Jorge, que pertencia à companhia até dois anos antes.

Foram pagos R$ 42 mil pelo o imóvel, preço muito abaixo do que a empresa pagou em 1984 - R$ 972 mil em valores atualizados. A propriedade, localizada em Catú, região metropolitana da Salvador, equivale a 60 mil campos de futebol.

Outro problema envolve as contas secretas mantidas pela Ferbasa na Suíça. O ex-diretor da Ferbasa Ernani Pettinati afirmou em depoimento que foram pagas comissões em duplicidade a firmas que só existiram no papel.

Leia outras notícias do Bastidor sobre o caso:

As operações suspeitas da Ferbasa

Controle da Ferbasa sob risco

Leia a decisão desta segunda-feira (6):

O lobo na prisão

29/05/2025 às 19:22

Tim Leissner, ex-presidente do Goldman Sachs, é condenados nos EUA por fraude na Malásia

Leia Mais

Ministros retomam julgamento do Marco Civil da Internet, que pode gerar problemas com EUA

Leia Mais

Consulta golpista

29/05/2025 às 16:00

Bolsonaro questionou a AGU sobre a possibilidade de reversão da eleição de Lula

Leia Mais

Último processo da campanha de 2022 contra o ex-presidente está parado há um ano no TSE

Leia Mais

Operação da PF mira juiz de Mato Grosso afastado do cargo por ligações com lobista do STJ

Leia Mais

Respirando no STF

28/05/2025 às 18:54

Compra frustrada de respiradores pelo Consórcio do Nordeste na gestão Rui Costa volta à corte

Leia Mais

Floriano Marques e Estela Aranha são os mais votados no Supremo para integrar a corte eleitoral

Leia Mais

Comissão de Esporte aprova projeto que limita publicidade de apostas em uniformes e estádios

Leia Mais

Decisão do governo Trump impõe sanções a quem tomar medidas judiciais contra plataformas

Leia Mais

Ao investigar corrupção no STJ, Polícia Federal diz ter descoberto grupo de assassinos e espiões

Leia Mais

Supremo analisa nesta quarta os selecionados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Leia Mais

Azul se rende

28/05/2025 às 09:03

Depois de negar a possibilidade de pedir RJ, Azul aciona Chapter 11 nos EUA após dívida aumentar 50%

Leia Mais

Clubes se posicionam contra projeto que pretende limitar publicidade de bets nas transmissões de TV

Leia Mais

O Centrão no STJ

27/05/2025 às 20:43

Vontade de Lula em se aproximar de ministro do Supremo garante escolha de desembargador para STJ

Leia Mais

Após evidências de fraudes, juiz extingue processo de recuperação judicial da Sul Transportes

Leia Mais