Controle da Ferbasa sob risco
A Ferbasa, empresa de mineração da Bahia de capital aberto, pode sofrer a qualquer momento uma busca e apreensão por causa de uma acusação judicial de fraude no estabelecimento da fundação que detém mais da metade das ações da companhia. É um caso que põe em risco, por baixo, cerca de 1 bilhão de reais dos 4,6 bilhões de reais que valem a Ferbasa.
A busca e apreensão foi autorizada na noite de segunda, dia 18, pelo desembargador José Jorge Barreto, do Tribunal de Justiça da Bahia, em despacho ao qual o Bastidor teve acesso (leia abaixo na íntegra). Ele revogou uma decisão que impedia a coleta de documentos na sede da Ferbasa. A ação foi proposta por José Eduardo Carvalho, único filho vivo de José Carvalho, fundador da Ferbasa e da Fundação que leva seu nome.
O herdeiro remanescente argumenta que o pai esvaziou ilegalmente sua herança por meio da transferência de ações da empresa à fundação e outras manobras financeiras, como gastos pessoais desproporcionais que chegam a 50 milhões por ano. Afirma que isso foi uma manobra para burlar a lei e que houve fraudes contábeis nessa operação, além de confusão patrimonial entre a Ferbasa e a fundação. Quer que o ato de criação da entidade seja declarado nulo pela Justiça, de modo a reverter toda a doação de volta ao espólio do pai ou que seja respeitado o limite da herança legítima- segundo a lei, ao menos 50% do patrimônio paterno, quase que integralmente repassado à fundação.
José Eduardo exige acesso a documentos internos da companhia, os quais, segundo os advogados, comprovariam as acusações de fraude. A Ferbasa se recusa há anos a entregar a papelada à Justiça. O desembargador Barreto deu ordem expressa para que os documentos sejam entregues imediatamente. Se não forem, a Justiça poderá considerar verdadeiras as informações prestadas pelo herdeiro.
A decisão do TJ da Bahia põe em dúvida o valor real do patrimônio da Ferbasa e o seu controle acionário. E acontece num momento em que a companhia tenta vender boas notícias aos investidores, por meio de distribuição farta de dividendos. Daqui a pouco, haverá uma assembleia de acionistas para debater o aumento do capital social da empresa. Resta saber se os acionistas serão informados sobre o risco real representado pela ação bilionária do herdeiro do fundador da companhia.
A diretoria da Ferbasa também tenta esconder com as boas notícias as últimas suspeitas de irregularidades que o Bastidor revelou (aqui, aqui e aqui). Os executivos do grupo não querem de forma alguma que o tema da compra da fazenda pelo presidente do Conselho, Sérgio Doria, seja debatido logo mais. Eles temem que algum acionista minoritário traga o assunto e tumultue a pauta central da reunião.
Laranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia Mais