Celso de Mello: “Bolsonaro, a contragosto, rendeu-se à minha posição”
Celso de Mello enviou ao Bastidor uma manifestação acerca do recuo de Bolsonaro, que aceitou depor pessoalmente no inquérito sobre a interferência indevida do presidente na PF, aberto quando o decano ainda estava no tribunal.
Disse Celso: "Bolsonaro, a contragosto, rendeu-se à minha posição que, como antigo relator do caso no Supremo, negou-lhe, corretamente, o direito (de todo inexistente) de responder ao seu interrogatório criminal por escrito! Prevaleceu, desse modo, a minha decisão de que ele, Bolsonaro, na condição de investigado, não obstante o 'status' de presidente da República, tem que responder pessoalmente, como qualquer cidadão, ao seu interrogatório policial".
A decisão de Celso está prestes a completar um ano. Seria avaliada pelos demais ministros apenas hoje - daí o recuo de Bolsonaro mais cedo.
O decano aposentado frisou que Bolsonaro "precisa convencer-se de que também ele é súdito das leis e da autoridade da Constituição (e de que não tem o direito nem o poder de conspurcá-las e de transgredi-las)".
Celso apontou que, na decisão em que determinou a oitiva de Bolsonaro em pessoa, defendeu a "supremacia da Constituição e das leis da República ("rule of law") e não o interesse pessoal e particular do chefe de estado".
Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia MaisDesaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento
Leia MaisMinistro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão
Leia MaisDoleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato
Leia MaisLaranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia Mais