Andrade quer mais prazo

Alisson Matos
Publicada em 12/06/2024 às 16:41
Defesas dizem que os órgãos não estão mais em sintonia com a iniciativa do STF Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Os advogados da Andrade Gutierrez pediram ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, uma nova reunião com a CGU (Controladoria-Geral da União) e com a AGU (Advocacia-Geral da União) com o objetivo de ganhar mais tempo para renegociação dos termos dos acordos de leniência firmados na operação Lava Jato.

O movimento foi antecipado pelo Bastidor na última segunda-feira (10) após defensores de algumas empreiteiras relatarem dificuldades de se chegar a uma conciliação com os órgãos federais.

No documento encaminhado ao STF, os advogados da Andrade dizem que “as posições das partes seguem consideravelmente distantes” e que “parte dos pedidos formulados pela companhia segue sendo rejeitada pelas autoridades”.

A manifestação ocorre após o governo intimar as empreiteiras a responderem em 48 horas se aceitam a proposta já feita para um novo acordo de leniência. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Como mostrou o Bastidor, antes otimistas com as negociações, agora os advogados atribuem à CGU e à AGU a demora nas tratativas. Dizem que os órgãos não estão mais em sintonia com a iniciativa do STF e que resolveram “boicotar” os entendimentos que começavam a ser estabelecidos.

A posição dos críticos não é unanime entre os advogados. Alguns deles elogiaram a atuação do governo na renegociação e afirmaram que Jorge Messias, advogado-geral da União, e Vinícius Carvalho, chefe da Controladoria-Geral da União, têm tido cuidado nas negociações. De acordo com essas fontes, as críticas à dupla vêm de partes que "não querem pagar mais nada".

Desde o início do governo Lula, empreiteiras do cartel descoberto pela Lava Jato deixaram de pagar suas multas e passaram a pleitear a "revisão" das condições de pagamento. As dívidas ultrapassam os 7 bilhões de reais.

Ao todo, segundo dados obtidos em novembro de 2023, seis construtoras têm parcelas em atraso nos acordos de leniência: OAS, Nova Participações (ex-Engevix), Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Novonor (ex-Odebrecht) e UTC.

As defesas das construtoras alegam que os acordos foram firmados em um período muito diferente do enfrentado pelas empresas hoje e que as multas se tornaram impagáveis. O prazo dado por Mendonça para uma conciliação se encerra em 27 de junho. Até lá, o pagamento das multas segue suspenso.

Leia a manifestação dos advogados da Andrade Gutierrez:


Exclusivo

Negócios suspeitos de família

13/06/2025 às 10:00

PF investiga contratos do marido de deputada Elcione Barbalho com governo de seu filho no Pará

Leia Mais

STJ dá isenção de custas judiciais a magistrado do TJDFT que ganha 50 mil reais mensais, em média

Leia Mais

Governo aciona STF para ressarcir fraudes no INSS fora do teto de gastos e sem aval do Congresso

Leia Mais

Com dificuldade de quórum, CPI termina sem aprovar relatório que indiciava apenas 16 pessoas

Leia Mais

Câmara examinará cassação da deputada foragida Carla Zambelli, determinada pelo Supremo

Leia Mais

Forçou o contato

11/06/2025 às 20:58

Atacante Bruno Henrique, do Flamengo, é denunciado por participar de esquema de fraude em apostas

Leia Mais

Ministro do STF anula condenação de ex-presidente da Petrobras por compra da refinaria de Pasadena

Leia Mais

Pela moderação

11/06/2025 às 19:50

Com Gilmar, STF tem maioria para ampliar a responsabilidade das big techs por conteúdo de usuários

Leia Mais

Alexandre de Moraes pede ao Ministério da Justiça a extradição de deputada foragida na Itália

Leia Mais

Busca lenta

11/06/2025 às 16:27

Conselheiro pede vista e Cade suspende análise de processo de entidades jornalísticas contra Google

Leia Mais

Oposição trava votação do novo Código Eleitoral na CCJ do Senado e adia discussão para julho

Leia Mais

Dino vota por responsabilização das plataformas sem ordem judicial em casos de conteúdo ilegal

Leia Mais

Aposentada de novo

11/06/2025 às 11:49

CNJ pune desembargadora Sandra Inês, do TJBA, pela 2ª vez - agora, por manter “gabinete paralelo”

Leia Mais

Guerra pelo Safras

11/06/2025 às 06:00

Credores menores contrariam grandes grupos econômicos em processo de recuperação judicial

Leia Mais

General Paulo Sérgio diz ao STF que discutia apenas uma "Garantia da Lei e da Ordem" com Bolsonaro

Leia Mais