Não vai ter manobra

Redação
Publicada em 12/05/2025 às 12:26
Alexandre Ramagem é um dos réus do "núcleo crucial" da tentativa de golpe, segundo a PGR Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade manter o andamento da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem, do PL do Rio de Janeiro, por tentativa de golpe de Estado. O julgamento vai até às 11 horas de amanhã (13), mas todos os ministros já votaram, sem nenhuma divergência, contra a manobra da Câmara para barrar o processo.

A decisão dos ministros contraria diretamente a resolução aprovada pela Câmara na semana passada, que pretendia suspender toda a ação contra Ramagem com base na prerrogativa parlamentar. Para os ministros, no entanto, a suspensão só vale para crimes cometidos após a diplomação. Como a maior parte das acusações contra Ramagem se refere a fatos anteriores ao mandato atual, o Supremo entendeu que o processo deve seguir.

A decisão da Câmara em favor de Ramagem era vista por bolsonaristas como a construção de uma brecha para tentar salvar Jair Bolsonaro, numa espécie de atalho à anistia. A decisão do Supremo acaba com esta possibilidade.

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar e propôs o desmembramento da ação, permitindo a suspensão apenas das acusações ligadas aos atos de vandalismo ocorridos em janeiro de 2023. Os demais ministros acompanharam o voto, incluindo Flávio Dino, que fez duras críticas à iniciativa da Câmara.

O voto de Dino foi o mais contundente. Para ele, o Legislativo extrapolou suas atribuições ao tentar sustar uma ação penal em curso no Supremo. Ele afirmou que o Congresso não pode interferir no trabalho do Judiciário e comparou a tentativa da Câmara a práticas típicas de regimes autoritários. “Somente em tiranias um ramo estatal pode concentrar em suas mãos o poder de aprovar leis, elaborar o orçamento, efetuar julgamentos de índole criminal ou paralisá-los arbitrariamente — tudo isso supostamente sem nenhum tipo de controle jurídico”, escreveu.

Com a decisão, Ramagem seguirá respondendo por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe e organização criminosa. O processo relacionado aos atos de vandalismo, este ficará suspenso até o fim de seu mandato ou nova deliberação do Supremo.

O TCU é meu

09/05/2025 às 23:36

Discussão sobre escândalo do INSS na Corte é muito mais política do que jurídica

Leia Mais

Agora pode comprar

09/05/2025 às 22:28

Desembargador concede liminar que permite ao BRB comprar ações do Banco Master

Leia Mais
Exclusivo

Um sistema de corrupção em Brasília

09/05/2025 às 18:47

PF avança na investigação do esquema de venda de sentenças no STJ e diz que não eram atos isolados

Leia Mais

Leite é Kassab

09/05/2025 às 17:45

Escanteado no PSDB, governador do RS migra para o PSD após 24 anos

Leia Mais

Primeira Turma tem 3 de 5 votos para restringir efeitos de decisão da Câmara sobre Ramagem

Leia Mais

Contra a manobra

09/05/2025 às 14:32

STF tem dois votos para derrubar suspensão da Câmara em ação penal contra Alexandre Ramagem

Leia Mais
Exclusivo

As suspeitas sobre a Colombo

09/05/2025 às 13:52

Relatório mostra que fundo suspeito de ter entre beneficiários donos da camisaria pagou Zampieri

Leia Mais

Sem Pic, nem Pay

09/05/2025 às 12:14

INSS manda fintech suspender antecipação de benefício devido a cobrança de taxa considerada abusiva

Leia Mais

Justiça Federal do Mato Grosso do Sul mantém suspensa transferência da Eldorado para a Paper

Leia Mais

Resposta rápida

08/05/2025 às 19:49

STF examina nesta sexta decisão da Câmara de suspender ação penal do golpe contra Alexandre Ramagem

Leia Mais

Acordo da Gol

08/05/2025 às 18:33

Aérea anuncia acerto com um dos maiores credores e dá prazo para fim da recuperação judicial

Leia Mais

Flávio Dino manda CGU aprofundar auditorias e encaminhar casos para Procuradoria abrir ações

Leia Mais

Brasília vazia: cúpula do poder estará em Nova York na semana que vem em eventos privados. De novo

Leia Mais

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais