Contra a manobra

Karen Couto
Publicada em 09/05/2025 às 14:32
Alexandre de Moraes votou para derrubar a tentativa da Câmara de sustar toda a ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ) Foto: Fellipe Sampaio /STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal já conta com dois votos para restringir os efeitos da decisão da Câmara que suspendeu a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem, do PL do Rio de Janeiro. Os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Cristiano Zanin defenderam que a paralisação só se aplica a Ramagem e aos crimes que ele possa ter cometido após a diplomação.

No entendimento dos dois, a decisão da Câmara não se aplica ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos outros seis réus que fazem parte do mesmo núcleo de investigação de Ramagem.

Em seu voto, Moraes afirma que Constituição é clara ao prever que a suspensão de uma ação penal por iniciativa da Casa Legislativa só se aplica a parlamentares e a crimes cometidos após a diplomação. Ele votou para que o processo siga normalmente para os demais réus e também em relação aos crimes cometidos por Ramagem antes de 2022.

Neste caso, a Câmara pode suspender a ação contra Ramagem para crimes de dano qualificado, ameaça ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023. Ramagem, no entanto, seguirá respondendo pelas acusações de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

O ministro Cristiano Zanin acompanhou integralmente Moraes em seu voto. Defendeu que aplicar a suspensão de forma ampla — incluindo corréus que não possuem mandato parlamentar — geraria efeitos colaterais indesejáveis e inconstitucionais. Segundo ele, permitir a suspensão integral da ação acabaria por estender a prerrogativa de foro a quem não tem mandato, paralisando o processo sem respaldo legal.

O julgamento começou nesta hoje (9) e deve se estender até a próxima terça-feira (13). Ainda votarão os ministros Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

Leia a íntegra do voto de Alexandre de Moraes:

Exclusivo

Viagem secreta sob suspeita

01/07/2025 às 10:00

PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022

Leia Mais

Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados

Leia Mais

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais

Desaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento

Leia Mais

Ministro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão

Leia Mais

Doleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Laranjas no Pará

30/06/2025 às 10:00

PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho

Leia Mais

Alcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas

Leia Mais

Tribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha

Leia Mais

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Prefeito na cadeia

27/06/2025 às 11:24

Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ

Leia Mais

Felix na Overclean

27/06/2025 às 10:12

PF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia

Leia Mais

Supremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais