J&F quer um tempo

Alisson Matos
Publicada em 07/10/2024 às 14:41
Holding dos irmãos Batista renegocia leniência com CGU e AGU Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

A defesa da J&F, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista, encaminhou à desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do TRF1, um pedido para suspender as discussões sobre a multa imposta ao grupo em decorrência do acordo de leniência firmado com o Ministério Público Federal em 2017, por crimes investigados nas operações Greenfield, Sépsis, Cui Bono (Lava Jato) e Carne Fraca.

À época, a holding concordou em pagar 10,3 bilhões de reais em 25 anos. Pouco tempo depois, contudo, passou a contestar a multa.

Os irmãos Joesley e Wesley querem agora que a discussão sobre o pagamento integral da multa só seja retomada quando finalizarem uma renegociação que está em curso com a Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União.

A busca pela repactuação da leniência com os órgãos federais foi antecipada pelo Bastidor em junho. O objetivo dos Batistas é claríssimo: contestar o tamanho da multa aplicada pelo MPF.

O valor da dívida da J&F com os cofres públicos já foi alvo de idas e vindas no Ministério Público e no Supremo Tribunal Federal. Em agosto do ano passado, o subprocurador-geral da República Ronaldo Albo formalizou um desconto de 6,8 bilhões de reais à multa e depois voltou atrás.

Em dezembro, o ministro Dias Toffoli suspendeu o pagamento. Ele concordou com as alegações da J&F, que pedia a suspensão da leniência para que os termos fossem revisados. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recorreu da decisão em fevereiro de 2024.

No mês passado, o juiz Antonio Claudio Macedo da Silva, da 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, determinou que o desconto fosse mantido. Na decisão, a J&F teria oito anos para pagar os 3,5 bilhões de reais restantes. O MPF reforçou ser contra e recorreu da decisão.

O caso chegou à desembargadora Maria do Carmo que, nesta sexta-feira (4), encaminhou ao STF um ofício em que pergunta ao ministro André Mendonça se a J&F renegocia com a CGU e a AGU a repactuação do acordo de leniência.

Mendonça é o relator da ação que levou empreiteiras condenadas na Lava Jato a buscarem os órgãos federais em busca de descontos nas multas impostas pelos acordos de leniência. As propostas já foram entregues e falta o ministro decidir pela homologação ou não.

 Leia a decisão da desembargadora:

Revés no Amapá

24/06/2025 às 15:15

Justiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe

Leia Mais

A defesa da defesa

23/06/2025 às 14:49

OAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara

Leia Mais

Sindicalistas resistem às novas atribuições previstas para a corporação na PEC da Segurança

Leia Mais
Exclusivo

Paralela na PF

22/06/2025 às 11:00

Inquérito da 'Abin paralela' abre caminho para investigação contra delegados federais

Leia Mais

Mais indenização

20/06/2025 às 14:58

Justiça determina que homem que ficou cego após cirúrgia de catarata seja indenizado no Amapá

Leia Mais

Dino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.

Leia Mais

Ministro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF

Leia Mais

Novo chefe no Coaf

19/06/2025 às 14:00

Ricardo Andrade Saadi, delegado da PF, assume a presidência do órgão subordinado ao Banco Central

Leia Mais

Culpado por tabela

18/06/2025 às 19:29

Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes

Leia Mais

Suprema segurança

18/06/2025 às 19:07

Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte

Leia Mais

Direita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos

Leia Mais

A bronca em Motta

18/06/2025 às 15:00

Colegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara

Leia Mais
Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais