Copape perde mais duas
A Copape, empresa de petróleo e gás natural investigada pelo Ministério Público por suspeita de ligação com o PCC, teve duas derrotas na Justiça nesta quinta-feira. Numa delas, não conseguiu reverter a decisão da ANP (Agência Nacional de Petróleo) que revogou sua licença outorga; na outra, não obteve liminar contra decisão que a proíbe de usufruir o direito de adiar o pagamento de ICMS na importação de diesel.
No primeiro caso, o desembargador Marcelo Albernaz, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), não atendeu a um mandado de segurança que a empresa apresentou contra decisão da semana passada de uma colega sua, a desembargadora Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann, que manteve o ato da ANP. O magistrado argumentou que ainda há recursos que aguardam julgamento dentro do próprio TRF-1, e o deferimento do mandado de segurança poderia ser um passo precipitado, já que a Copape tampouco demonstrou a urgência do requerimento.
A defesa da Copape pede a suspensão do processo da ANP. Disse que as acusações são baseadas numa campanha difamatória dos concorrentes. Desde o mês passado, a Copape está proibida de exercer as suas atividades após ser acusada, somente na esfera administrativa, de infringir regras na comercialização, no exercício da atividade e no armazenamento de combustível.
A ANP também levou em conta informações de uma investigação conduzida pelo Ministério Público de São Paulo, que revelou a participação de representantes da Copape em fraudes fiscais. O esquema consistia em importar gasolina como se fosse nafta, matéria-prima derivada do petróleo.
No segundo caso desta quinta-feira, o desembargador Eurípedes Lamounier, do Tribunal de Justiça de Tocantins, negou à Copape uma liminar para ter direito a usufruir de diferimento tributário, um recurso que permite pagar o ICMS na etapa seguinte da comercialização - no seu caso, após a importação de diesel.
O Ministério Público em São Paulo ofereceu denúncia em que acusa a Copape e a Áster de sonegarem cerca de 1 bilhão de reais em impostos. O MP também investiga uma ligação de um dos donos da empresa, Mohamad Hussein Mourad, com organizações criminosas, como o PCC. Ele seria controlador de mais de 50 postos de gasolina e de empresas do setor que estariam em nome de laranjas.
Com base em informações do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), as autoridades paulistas dizem que os valores obtidos com o esquema iam para contas mantidas por pessoas ligadas a Mohamad. Só a esposa do empresário, Silvana Correa, é suspeita de ter movimentado mais de 210 milhões de reais em seis anos.
Governo e oposição se unem e aprovam projeto para retaliar tarifas impostas pelos EUA
Leia MaisDois desembargadores querem disputar a presidência, mas dependem da posição de Torres Garcia
Leia MaisAgente da Abin afirma que governo Lula fez operação para hackear autoridades paraguaias
Leia MaisRei do Laranjal aparece em evento como representante de empresa que nega ser sua
Leia MaisDeputado da oposição tenta convocar ministra dos Povos Indígenas para falar sobre acerto com Ambipar
Leia MaisPrimeira Turma do STF forma maioria para obrigar Bolsonaro a pagar por propaganda irregular em 2022
Leia MaisMoraes encerra investigação contra Bolsonaro por falsificar de cartão de vacinação
Leia MaisDias Toffoli vota para manter sua decisão que anula atos da Lava Jato contra Palocci
Leia MaisApós atingir limite de R$ 15 bilhões, programa será suspenso e auditado pela Receita Federal
Leia MaisPGR pede arquivamento de investigação contra Jair Bolsonaro por fraude em cartão de vacina
Leia MaisSem conseguir na Vale, governo emplaca ex-ministro da Fazenda no conselho da ex-estatal
Leia MaisGoverno de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil
Leia MaisSupremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado
Leia MaisEmpresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX
Leia MaisEm acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear
Leia Mais