A aliança entre Flávio Bolsonaro e o presidente da OAB do Rio

Brenno Grillo
Publicada em 14/01/2022 às 18:00
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente da OAB-RJ tem se gabado sobre sua amizade com o senador Flávio Bolsonaro. A proximidade tem ficado cada vez maior, segundo Luciano Bandeira tem dito a seus aliados. A informação foi confirmada ao Bastidor por duas fontes que participam da política da Ordem no estado há anos.

Flávio e o presidente da OAB-RJ passaram a ser amigos no decorrer da campanha que levou Bandeira à reeleição, para comandar a seccional até 2024. Mas a missão está cumprida na seccional, com o senador já tendo emplacado seus representantes: Alan Flavio da Fonseca Geraldo e Mariana Teixeira Frassetto Granado.

Alan Flavio é sócio do também advogado Alan Belaciano - amigo e braço direito de do senador. Na OAB, durante a primeira gestão de Bandeira, ocupou cargo de suplência no conselho fiscal da OABPrev (que oferece serviços previdenciários aos advogados do RJ). Agora, foi eleito conselheiro seccional fluminense da Ordem.

Já Mariana advogou para o PSL do RJ junto com seu marido, Vitor Granado Alves, quando o filho 01 de Jair presidia o diretório estadual da sigla; depois foi nomeada assessora comissionada no gabinete do senador.

Mas agora o assunto é outro. O objetivo de ambos é ocupar com aliados as três vagas que a OAB terá direito a indicar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Flávio tem interesse porque o caso das rachadinhas, mesmo depois de ter sido anulada por STF e STJ, pode voltar a tramitar no TJRJ, como ação de improbidade administrativa.

O cotado pelo senador e por seu amigo na Ordem do Rio de Janeiro é o juiz eleitoral Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, que chegou ao TRE-RJ pela caneta de Jair Bolsonaro, com apoio de Flávio (de quem foi professor).

A OAB-RJ terá três indicações devido às aposentadorias dos desembargadores Ferdinaldo do Nascimento e Lindolpho Morais Marinho, que ocupavam vagas destinadas à advocacia. A terceira cadeira foi aberta pela fluminense Lei 9.354/2021, que criou oito vagas no TJRJ ao converter as vagas usadas anteriormente para juízes que atuavam como auxiliares na corte.

Procurado pelo Bastidor, Luciano Bandeira negou apoiar qualquer candidato na disputa pelas vagas do quinto constitucional do TJRJ ou ter ligação com Flávio Bolsonaro. Disse ainda que seria impossível apoiar Vitor, porque o advogado foi seu adversário na primeira eleição que venceu para a Presidência da OAB-RJ, em 2018.

"Essa informação é equivocada. Como Presidente preciso ser imparcial. Por esse motivo a regra de votação deixa o Presidente fora da votação. Sou o único membro do Conselho que não vota. Por outro lado, é importante destacar que sempre me empenhei para deixar a política partidária fora da OAB-RJ. Fiz isso no meu primeiro mandato e continuarei fazendo neste segundo", afirmou.

Vitor Rodrigues disse ao Bastidor não ter apoio de Flávio ou Bandeira. Afirmou que a nomeação por Jair Bolsonaro ocorreu porque foi o candidato mais votado na lista tríplice levada ao presidente. Disse ainda que, antes de ser escolhido, participou pela disputa imediatamente anterior por uma vaga no TRE-RJ e foi preterido pelo candidato com maior número de votos na ocasião.

Especificamente sobre ter sido professor de Flávio, ressaltou que leciona há muitos anos e que já teve muitos alunos, inclusive filhos de ministros das cortes superiores; mas ponderou que isso não lhe garantiria qualquer tipo de apoio político.

O Bastidor também questionou Flávio Bolsonaro sobre as informações veiculadas, mas não obteve resposta até a publicação desta notícia.

Relatório cita ligação do deputado Yury do Paredão com desvio de emendas e compra de votos

Leia Mais

Fica para 2034

23/04/2025 às 11:23

CCJ do Senado suspende análise de PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo

Leia Mais

STF aproveita volta do feriado para decidir se punidos e delatores da Lava Jato podem reaver bens.

Leia Mais

Primeira Turma do STF aceita denúncia conta outros seis aliados de Bolsonaro por tentativa de golpe

Leia Mais

Voto vencido

22/04/2025 às 14:20

Fux volta a divergir dos colegas e diz que trama golpista deveria ser jugada pelo plenário do STF

Leia Mais

Eugênio Aragão, que participou da campanha do presidente, defende delegada da PF acusada de golpe

Leia Mais

Gonet quer réus

22/04/2025 às 11:40

PGR diz que integrantes do Núcleo 2 gerenciaram operações para manter Bolsonaro no poder

Leia Mais

Sem redes sociais

22/04/2025 às 10:45

Primeira Turma do STF proíbe uso de celulares no plenário durante julgamento do núcleo 2 do golpe

Leia Mais

Aba nova

21/04/2025 às 17:23

Departamento de Justiça dos EUA quer forçar venda do Chrome para quebrar monopólio do Google

Leia Mais

A fome acabou

17/04/2025 às 18:59

Glauber Braga encerra greve depois de acordo com Hugo Motta, que garante mais tempo para defesa

Leia Mais

Monopólio na rede

17/04/2025 às 15:14

Justiça dos EUA decide que Google violou leis antitruste no mercado de publicidade digital

Leia Mais

TikTok cria ferramenta de "notas da comunidade" para se alinhar a X e Meta e agradar à Casa Branca

Leia Mais

Fornecedores, pessoal e CEO são sinais de que empresa pode estar por trás de compra de distribuidora

Leia Mais

Governo vai recorrer da decisão da Espanha de não extraditar bolsonarista com ordem de prisão

Leia Mais

Glauber Braga é acompanhado por médicos da Câmara, em protesto contra cassação de mandato

Leia Mais