Fica para 2034

Samuel Nunes
Publicada em 23/04/2025 às 11:23
Relatório de Marcelo Castro prevê aumento dos mandatos de senadores de oito para 10 anos Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Com um pedido de vista coletivo nesta quarta-feira (23), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado adiou a votação do relatório do senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, sobre uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para presidente, governadores e prefeitos em 2034.

O texto prevê até lá um período de adaptação para que as eleições para todos os cargos, de vereadores a presidente da República, sejam no mesmo ano e os mandatos passem de quatro para cinco anos - exceto para os senadores, cujos mandatos passariam de oito para 10 anos.

Assim, em 2039, pela primeira vez os brasileiros elegeriam de vereadores ao presidente da República sempre no mesmo ano e os mandatos coincidiriam. Hoje, prefeitos e vereadores são eleitos num ano, enquanto deputados, senadores, governadores e o presidente da República são eleitos dois anos depois.

O texto de Castro prevê uma transição. Os prefeitos e vereadores eleitos em 2028 ganhariam um mandato mais extenso, de seis anos, até 2034. Quem for eleito neste ano terá mandato de cinco anos, até 2039.

Governadores e o presidente da República eleitos em 2030 teriam mandato de quatro anos, até 2034, mas poderiam concorrer à reeleição, se estiverem no primeiro mandato. A partir de 2034, os mandatos passam a ter cinco anos de duração e, em 2039, todos disputariam a mesma eleição.

O principal ponto de discordância, que levou ao pedido de vista, foi o mandato dos senadores. As novas regras alteram o prazo do mandato de oito para dez anos. Pelo texto, os senadores eleitos em 2026 teriam mandato de oito anos, mas os eleitores em 2030 teriam um mandato de transição de nove anos. Os eleitos em 2039, na primeira eleição unificada, teriam mandato de 10 anos.

Castro rejeitou uma sugestão de emenda que previa a redução, em vez do aumento, do mandato de senadores. Rejeitou também outra que pedia a eleição simultânea dos três senadores de cada estado, em vez do modelo atual, de dois senadores eleitos numa eleição e apenas um na seguinte.

Não há prazo, nem expectativa real, de que a PEC seja votada.

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais

Alcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad

Leia Mais