Interdição lucrativa
Enquanto o Ministério Público do Piauí espera, a Rosacon, construtora que tem como seu sócio administrador um homem interditado judicialmente por doença mental, fechou mais um contrato com o governo estadual. Conforme publicado no Diário Oficial do Estado ontem (19), a Rosacon será a responsável pela pavimentação da via que dá acesso ao Museu na Natureza, em Coronel José Dias. O valor do contrato é de 3,7 milhões de reais.
O Bastidor revelou que Erton Hermes Fontinelli Rêgo Jr., sócio-administrador da Rosacon, foi interditado em 2017, entrou na empresa em 2018 e, em 2022, virou o único sócio e administrador, assinando todos os documentos da empresa, como mostram registros daJunta Comercial do Piauí.
Este é o 16º contrato que a construtora fecha somente neste ano com o governo do petista Rafael Fonteles. Juntos, os contratos já somam 267 milhões de reais. A maioria é para manutenção de prédios públicos, mas alguns envolvem obras, como a construção da sede do DRACO e do Batalhão de Choque da PM-PI.
A construtora também é responsável pela reforma da Assembleia Legislativa. O contrato é de 39 milhões de reais, e a Rosacon já recebeu 11,2 milhões, com parte da obra já entregue.
Como tem mostrado o Bastidor, todos os contratos com o governo do Piauí foram assinados por Erton. No caso da Assembleia, foi Paulo Ximenes quem assinou, e ele também já tinha assinado contratos com o governo em nome da Engemax, empresa que pertence ao irmão de Erton, ex-dono da Rosacon. Detalhe: Paulo usou o e-mail "[email protected]" como contato.
O Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Piauí afirmaram que ambas cumpriram todos os requisitos e formalidades previstas na Lei de Licitações. Sobre as denúncias, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí informou que "a análise de irregularidades exige uma fiscalização específica", que está sendo feita. O Ministério Público do Piauí confirmou que recebeu os questionamentos da reportagem, mas o “setor responsável” ainda está analisando.
O Bastidor voltou a questionar o governo do Piauí sobre continuar a fechar contratos com a Rosacon. O governo respondeu que "as exigências do procedimento licitatório foram cumpridas e a empresa encontra-se executando todos os serviços até o momento contratados".
Sobre a interdição
Erton foi interditado a pedido de sua mãe, Maria Celeste Marques de Souza Rêgo. Ela argumentou que o filho sofre de “transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas” e “outros transtornos depressivos recorrentes”.
Em audiência realizada em 13 de dezembro de 2017 (veja trecho abaixo), o próprio Erton reconheceu não ter condições de assumir os atos da vida civil.
Com a interdição, Erton ficou impedido de exercer todo e qualquer ato da vida civil, como gerir seu patrimônio financeiro, casar e assinar contratos.
Na sexta-feira, dia 2, o Bastidor entrou em contato com Erton, que confirmou ser o dono da empresa e afirmou que “tudo está indo muito bem, graças a Deus”. Quando foi questionado sobre o processo de interdição, desligou e não respondeu mais.
Também procurada, Maria Celeste, mãe de Erton, disse que é ela, na verdade, a proprietária da Rosacon. Disse que a ligação estava ruim, pediu tempo para responder e, como o filho, desligou.
Leia também:
Mais 58 milhões para o interditado
Alteração feita às 18h de 22 de agosto para incluir nota do governo do Piauí.
Indiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair
Leia MaisCCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos
Leia MaisJustiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida
Leia MaisMoraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.
Leia MaisSTF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas
Leia MaisIndicações para ANP e Aneel ignoradas por Alexandre Silveira causaram crise com presidente do Senado
Leia MaisAdvogados de militares acusados de participar de golpe dizem que plano para matar Lula não era sério
Leia MaisPGR pede para que todos os integrantes do Núcleo 3 do golpe se tornem réus
Leia MaisEmpresas que aprovam sistemas de apostas são estrangeiras; duas são de um paraíso das bets ilegais
Leia MaisCVM suspende Caramuru Alimentos S.A. e Sanesalto Saneamento S.A. do mercado mobiliário
Leia MaisDepoimentos no STF detalham uso da Polícia Rodoviária Federal para atrapalhar voto em Lula em 2022
Leia MaisEdnaldo Rodrigues desiste de ação no STF para voltar à presidência da CBF
Leia MaisMinistro Gilmar Mendes nega pedido de liminar e mantém eleição na CBF marcada para domingo (25)
Leia MaisFlávio Dino marca audiência para tratar de crescimento de emendas que governo é obrigado a pagar
Leia MaisEmpresário preso em investigação sobre venda de sentenças no STJ tinha contato com assessores
Leia Mais