Busca pela legalidade
O Google foi condenado pela Justiça Federal dos Estados Unidos a revisar todos os contratos que mantém com empresas de tecnologia, que colocam o buscador da empresa como fonte padrão de pesquisas em dispositivos eletrônicos. O caso é considerado o maior do gênero envolvendo o setor de tecnologia, desde que a Microsoft foi condenada no início dos anos 2000.
De acordo com a decisão do juiz Amit Mehta, do Distrito de Columbia, o Google vinha exercendo um monopólio ilegal no setor de buscas, impedindo que outras empresas do setor pudessem crescer. A ação foi aberta pelo governo dos Estados Unidos, durante o mandato de Donald Trump, mas só agora foi julgada.
Entre os acordos que são alvo da discussão está o que envolve o Google e a Apple. Por padrão, os serviços de busca dos dispositivos da maçã realizam pesquisas na web usando os serviços do Google. Esse é só um dos exemplos citados na decisão, de mais de 200 páginas.
O objetivo do processo é dar aos consumidores a possibilidade de escolher qual mecanismo de busca preferem usar, seja o do próprio Google ou de concorrentes como o Bing, da Microsoft, ou o Yahoo, por exemplo.
Esses contratos de exclusividade com tais empresas permitiram ao Google, na avaliação de Mehta, crescer exponencialmente não só nas buscas em si, mas na área de publicidade. Para produtores de conteúdo, é mais eficaz investir em anúncios no Google do que em outras plataformas online, sob o risco de ter um alcance limitado de público.
Apesar da vitória do governo americano, a decisão não significa, necessariamente, que haverá uma punição financeira contra o Google ou mesmo que a empresa seja obrigada a se desfazer de parte dos ativos para continuar operando. Isso será definido, provavelmente, em um processo separado. Considerando as possibilidades de recursos e a morosidade judicial, é possível que o resultado demore anos para ser conhecido.
Mesmo assim, o processo contra o Google se assemelha a quando a Microsoft foi obrigada a desabilitar o Internet Explorer como navegador padrão nos sistemas Windows. À época, embora houvesse outras opções melhores no mercado, todas as máquinas vinham apenas com o navegador criado pela equipe de Bill Gates, dificultando o uso dos outros aplicativos por usuários leigos.
Ainda é cedo, porém, para afirmar qual será o impacto da decisão no mercado, pois a sentença apenas reconheceu que o Google infringiu a lei antitruste, mas não determinou o que deve ser feito efetivamente. Há um outro processo semelhante contra a empresa, mas direcionado ao monopólio no mercado publicitário. Essa ação foi aberta já durante o mandato de Joe Biden e ainda não foi julgado. A expectativa é de que a análise seja feita em setembro deste ano.
Leia a íntegra da sentença (em inglês):
Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia MaisRombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais
Leia MaisTrês são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.
Leia MaisPGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista
Leia MaisAnac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais
Leia MaisSem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid
Leia Mais