Mais tecnologia, menos risco
Gestores de compliance, auditoria e controles internos e externos de instituições bancárias vão se reunir nos dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo, para discutir, entre outros temas, o uso da tecnologia para melhorar o trabalho de gestão de risco nessas empresas.
A 14ª edição do Congresso Internacional de Gestão de Riscos (G-Risc) é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com diversas empresas do setor. Durante dois dias, os participantes poderão conhecer ferramentas e soluções que podem auxiliar na tomada de decisões no dia a dia das empresas onde trabalham.
O foco do evento neste ano é esclarecer os desafios do setor de gestão de riscos em âmbito global, frente às novas tecnologias que se avizinham. Entre os temas abordados está a implementação das regras de Basileia 3, um compilado de medidas que os bancos devem se adequar para evitar serem vítimas de graves crises financeiras como a de 2008, que se espalhou pelo mundo e cujos reflexos ainda são sentidos na economia e na política mundial.
Um dos temas centrais é mostrar como o uso da inteligência artificial pode ajudar gestores de compliance e de análise de riscos na tomada de decisões no dia a dia.
Estarão presentes nos painéis nomes como Otávio Ribeiro Damaso, diretor de regulação do Banco Central, e Caio Ferreira, chefe-adjunto da Divisão de Análise de Mercados Globais do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os dois dividirão o palco com Isaac Sidney, presidente da Febraban.
Outro destaque é a participação de Walter Longo. Ex-presidente do Grupo Abril, ele é hoje um dos principais especialistas em inteligência artificial do Brasil. O executivo, que hoje atua como sócio-diretor da Unimark Comunicação, falará sobre como as ferramentas digitais podem ser incorporadas para melhorar a gestão de riscos em instituições financeiras.
A programação também conta com outros membros do Banco Central, de áreas relacionadas à segurança e risco, bem como executivos desse setor das principais instituições financeiras do país, como Caixa, Santander, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.
A agenda do evento é bastante extensa. Por isso, haverá três palcos com atividades simultâneas. Também haverá uma área de exposição, onde os participantes poderão conhecer na prática algumas das soluções apresentadas nas palestras.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da Febraban. Para quem não puder comparecer pessoalmente, as palestras também serão transmitidas pela internet. Ao final do congresso, é emitido um certificado de participação no evento.
Senado instala comissão para investigar impacto das apostas online e suspeitas de crimes financeiros
Leia MaisMudança interna pode criar mais cargos e salários e abrir uma terceira vaga na diretoria da Aneel
Leia MaisMinistério Público e da Polícia fazem operação contra esquema na Defesoria Pública da Paraíba
Leia MaisEmpresário assassinado era colaborador em grande investigação sobre lavagem de dinheiro da facção
Leia MaisJuíza diz que assinatura do contrato da Âmbar, na compra da Amazonas energia, é válida.
Leia MaisHomem é morto a tiros na porta do Aeroporto de Guarulhos e há suspeita de envolvimento do PCC.
Leia MaisRelação de aliados está estremecida desde que o Senado vetou um indicado do ministro para a ANEEL
Leia MaisEUA assinarão pacto contra a fome promovido por Lula, mas depois vem Donald Trump...
Leia MaisAGU quer da Enel indenização que pode chegar a 1 bilhão pelo apagão de outubro, em São Paulo
Leia MaisEm 24 horas, defesa de Solange Queiroz faz pedidos opostos no processo de falência da usina
Leia MaisFundo de investimento que já foi alvo do Ministério Público vai à justiça contra decisão da ANP
Leia MaisMinistério Público recorre de decisão da Justiça Eleitoral que livrou Cláudio Castro da cassação
Leia MaisCanadá ordena fechamento de escritórios do TikTok por risco à segurança de dados de cidadãos
Leia MaisDiretor da Telebras vai a show em espaço de empresa com a qual negocia um contrato
Leia Mais