A Copape insiste
O fundo de investimentos Location recorreu nesta semana ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) contra a decisão da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que suspendeu a licença de funcionamento da Copape, empresa investigada pelo Ministério Público de São Paulo por suposta ligação com a facção Primeiro Comando da Capital, o PCC.
O Location classifica como “abusiva” a medida da ANP que impediu a Copape de exercer atividades de formulação e distribuição e de atuar como agente de comércio exterior. Diz que a determinação compromete os seus interesses, sobretudo os de caráter econômico, e pede a invalidação da decisão da ANP.
Não é clara qual a extensão da participação do Location na Copape. No documento encaminhado ao TRF1, o fundo diz que é titular de ativos financeiros da empresa investigada e que resguarda os direitos dos seus investidores.
Na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o fundo já foi multado mais de uma vez devido à cobrança administrativa fiscal, procedimento realizado pela Fazenda Pública para exigir o pagamento dos créditos tributários. Os processos correm em sigilo. A administradora da Location é a Reag Investimentos. O responsável pelo fundo é o diretor Marcos Ferreira Costa. O patrimônio líquido, segundo a CVM, é de 58,9 milhões de reais.
O Location é conhecido dos promotores que investigam a Copape. Parecer do Ministério Público de São Paulo, ao qual o Bastidor teve acesso, contradiz a argumentação do fundo. Acusa o Location de ser responsável por uma manobra financeira que alterou o comando societário da Copape.
Os donos formais da Copape - Mohamad Hussein Mourad e Renato Steinle Camargo – são alvos do MP. O órgão ofereceu denúncia em que acusa a empresa e a distribuidora Áster, do mesmo grupo, de sonegarem cerca de 1 bilhão de reais em impostos.
De acordo com o MP, Mohamed dispôs de mais de 52 milhões de reais para assumir o controle da Copape e da Áster. O dinheiro, segundo o órgão, “passou pela conta bancária do acusado Renato Steinle de Camargo com destino à conta bancária do Location Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia”. O MP chegou a pedir o bloqueio das contas do Location.
Na manifestação ao TRF1, o Location diz que o ato da ANP “configura um risco jurídico para ambos os entes empresariais, pois, assim como a Copape é diretamente afetado pela revogação das autorizações”, pois “vê seu patrimônio ameaçado pela inviabilidade de operação da empresa”.
Quem assina a peça são os advogados Alexandre Luiz Amorim Falaschi e Alonso Freire. Falaschi já atuou em processos com o advogado Gabriel Soares Amorim, irmão de um dos desembargadores do TRF1, Luiz Gustavo Amorim, nomeado em 2022, e filho de Leomar Amorim, desembargador no tribunal de 2004 a 2014.
A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, mandou o caso para a 17ª Vara no TRF1, onde correm os protestos da Copape contra a ANP.
Leia também:
Uma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia Mais