TikTok banido do Canadá

Karen Couto
Publicada em 07/11/2024 às 15:07
TikTok promete recorrer da decisão e diz que centenas de postos de trabalho serão fechados Foto: Getty Images

O Canadá ordenou o fechamento dos escritórios da ByteDance, dona do TikTok, no país. Em um comunicado, o ministro da Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne, afirmou que a decisão segue uma revisão de segurança nacional, baseada em evidências e orientações das agências de segurança e inteligência.

Na prática, a plataforma segue funcionando para os usuários, mas não poderá fechar negócios no país. O TikTok afirmou que irá recorrer, e que a decisão do governo canadense coloca milhares de empregos bem remunerados em risco.

A preocupação do governo canadense é a coleta massiva de dados feita pela plataforma. O TikTok coleta informações dos usuários, como localização, uso de dispositivo e comportamento online de forma mais eficiente e rápida do que fazem as redes sociais.

Os canadenses suspeitam que a ByteDance compartilhe os dados de seus cidadãos, captados pelo TikTok, com o Ministério de Segurança da China, o que representaria uma ameaça à privacidade e à segurança dos usuários. O TikTok nega fazer esse compartilhamento de dados.

Ainda que isso ocorra, não seria a um caso inédito. Em 2013, o ex-analista da CIA e ex-contratado da NSA, Edward Snowden, revelou que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos usava servidores de gigantes americanas como Google, Facebook e Apple para monitorar dados de usuários em escala global.

No Brasil, o TikTok também está sob vigilância. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) abriu um processo sancionador contra a plataforma em 2021, investigando o tratamento de dados de comportamento de menores de idade. A ANPD determinou a desativação do “feed sem cadastro”, que permite acesso sem verificação de idade, além de exigir que a empresa melhore os mecanismos de autenticação para impedir o cadastro de crianças e criar protocolos de exclusão de contas de menores.

A fiscalização da ANPD ocorre após preocupações sobre a proteção de dados de jovens e coincide com uma ação civil que aponta que o autoplay da plataforma contribui para o vício digital entre adolescentes. O Instituto Defesa Coletiva, que abriu a ação, exige que o TikTok implemente controle parental mais rígido e pede uma indenização de 3 bilhões de reais para compensar os danos à saúde mental dos jovens.

Nos Estados Unidos, o futuro do TikTok está incerto. O Congresso aprovou uma lei que obriga a ByteDance a vender a operação do TikTok até janeiro de 2025, ou enfrentará uma possível proibição definitiva. O TikTok contesta a ordem judicial, argumentando que viola o direito à liberdade de expressão. O prazo para uma decisão está próximo.

O TikTok já está proibido na Índia, que era um dos seus maiores mercados, desde 2020. Também está bloqueado no Irã, Nepal, Afeganistão e Somália. O governo e o Parlamento do Reino Unido proibiram seus funcionários de usarem o TikTok em seus dispositivos de trabalho em 2023, assim como a Comissão Europeia.

O fechamento dos escritórios no Canadá e as restrições impostas em outros países demonstram como o TikTok se tornou um ponto central nas discussões sobre privacidade e segurança digital.

Dino libera 370 milhões em emendas de comissão para cumprir piso constitucional da saúde

Leia Mais

Panefone

30/12/2024 às 16:32

Irmã de "kid preto" tenta levar fones de ouvido a militar preso escondidos em caixa de panetone

Leia Mais

AGU argumenta que decisão de Dino não é clara em alguns pontos e defende continuidade dos bloqueios

Leia Mais

Diálogos mostram que corretora pode ter violado regras da CVM ao ofertar COE para cliente

Leia Mais

Empresas dizem que têm dificuldades em obter a certificação para oferecer jogos de cassino online

Leia Mais

Câmara diz a Flávio Dino que cumpriu todas as regras sobre emendas parlamentares aprovadas a jato

Leia Mais

AGU publica normativa que prioriza ações contra o governo cujo valor ultrapasse 1 bilhão de reais.

Leia Mais

Trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão são resgatados de obra da BYD na Bahia

Leia Mais

Moraes manda prender ex-deputado Daniel Silveira de novo, por descumprimento das medidas restritivas

Leia Mais

Corte ganha 160 novos postos de alto escalão para servidores concursados

Leia Mais

PF prende ex-prefeito, vice e até policial federal em operação contra grupo de Marcos Moura

Leia Mais

Dino manda PF investigar comissões da Câmara e manda brecar pagamentos de emendas

Leia Mais

Acelerou para 2025

22/12/2024 às 10:45

Juiz Paulo Furtado tem pressa em aprovar plano de recuperação Judicial da Odebrecht Engenharia

Leia Mais

Boa sorte

21/12/2024 às 06:00

PL e entorno de Valdemar negam que partido pagará defesa de Braga Netto

Leia Mais

Assembleia-Geral de Credores da massa falida aprova plano de liquidação de ativos proposta pelo BofA

Leia Mais