Para você, TikTok
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) abriu um processo sancionador contra o TikTok. A rede social de vídeos curtos é alvo de fiscalização da entidade desde 2021, por potenciais práticas no tratamento irregular de dados de usuários, principalmente crianças e adolescentes.
Segundo relatórios da área técnica da ANPD, foram identificados problemas na autenticação do acesso de menores de idade à plataforma. Para impedir tais condutas, a entidade determinou duas medidas que devem ser implementadas imediatamente pelo TikTok, enquanto o processo sancionador é realizado.
A primeira medida é a desativação do recurso "feed sem cadastro”, no qual os usuários podem acessar o conteúdo do TikTok sem fazer as devidas verificações de idade e identidade. A plataforma também terá 20 dias para aprimorar os mecanismos de validação dos usuários, a fim de impedir o cadastro indevido de crianças e criar um protocolo de exclusão de contas de menores de idade.
Também será preciso criar uma ferramenta de assistência e representação para que adolescentes sejam representados pelos pais na hora de fazer o cadastro no TikTok.
O processo sancionador irá avaliar se as medidas foram cumpridas e a forma como o TikTok utiliza os dados de crianças e adolescentes que navegam no "feed sem cadastro".
A ANPD foi criada a partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A autarquia tem como objetivo verificar o cumprimento das normas legais relacionadas aos dados de pessoas e empresas na internet. Em julho deste ano, a entidade determinou a suspensão do serviço de inteligência artificial da Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, por ter percebido problemas no contrato de privacidade dos usuários. Depois de se adequar às medidas, a empresa de Mark Zuckerberg voltou a liberar o serviço para usuários brasileiros.
Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia MaisDesaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento
Leia MaisMinistro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão
Leia MaisDoleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato
Leia MaisLaranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia Mais