Trump? O problema de Lula é Milei

Leandro Loyola
Publicada em 22/07/2024 às 13:00
O principal problema de Trump para Lula se chama Milei Foto: Jardiel Carvalho/Folhapress

A eventual eleição de Donald Trump nos Estados Unidos levanta uma miríade de possiblidades negativas para o governo Lula, que vão desde o relacionamento pessoal até questões geopolíticas. Para ficar num aspecto concreto, o relacionamento de Lula com o presidente da Argentina, Javier Milei, pioraria – sim, isso é possível.

Pela ordem. Antes de tudo, os efeitos da desistência do presidente Joe Biden de concorrer à reeleição, anunciada no domingo, ainda precisam de tempo para ser medidos em pesquisas, assim como a candidatura de sua vice, Kamala Harris.

Mas, caso Trump volte ao emprego em novembro, um dos efeitos práticos está na Argentina. Milei é um fã de Trump. E Milei não só não gosta de Lula, como tratar o brasileiro com grosseria se tornou uma prática de governo.

Um dos principais pontos de Milei é a tentativa de reformar radicalmente ou acabar com o Mercosul, que considera ruim para os argentinos. Seu boicote ao bloco – ao lado do interesse do Uruguai em formalizar acordos fora do conjunto - tem sido um dos fatores de enfraquecimento do poder regional do Brasil.

O ponto mais sensível disso é o eternamente atolado acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Milei não quer o acerto, ao contrário de Lula. Fazer as negociações andarem ficou difícil com a chegada de Milei e deve ser mais difícil ainda caso ele acredite que tem melhores possibilidades com Trump no poder. Lula tentou correr para fechar o acordo no ano passado, antes da posse de Milei; agora, Milei pode enrolar ao máximo à espera de Trump. Os europeus, que não querem o acordo, vibram. 

A ascensão de Trump pode conferir a Milei o apoio que lhe falta para sabotar ainda mais o bloco. Isso aconteceria não só por questões comerciais, como também por ser favorável a Trump ter um colega de ultradireita forte na América do Sul.

Antes de pensar em 2026, num movimento da direita radical para ajudar Jair Bolsonaro a obter uma futura anistia, existe a rotina da administração. E, para o governo Lula, lidar com a Argentina pode se tornar mais difícil dado o sentimento que o fã Milei tem por seu ídolo.

Exclusivo

Nas duas pontas

23/05/2025 às 06:00

Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores

Leia Mais

Governo congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal

Leia Mais

Anistia a Dilma

22/05/2025 às 14:28

Comissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar

Leia Mais

Gleisi sem teto

22/05/2025 às 11:08

Parte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal

Leia Mais

Governo publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d

Leia Mais

Sem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro

Leia Mais

Brigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas

Leia Mais

Indiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair

Leia Mais

CNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores

Leia Mais

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos

Leia Mais

Em meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras

Leia Mais

As contas do Rui

20/05/2025 às 18:58

Tribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista

Leia Mais

Justiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida

Leia Mais

Dois se salvam

20/05/2025 às 18:04

Moraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.

Leia Mais

STF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas

Leia Mais