Rendimento suspeito

Karen Couto
Publicada em 28/08/2024 às 18:00
Esquema criminoso movimentou cerca de 7,5 bilhões de reais Foto: Ascom/RF

A Operação Concierge, deflagrada nesta quarta (28) pela Polícia Federal, revelou que o Banco Rendimento está entre os bancos tradicionais envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro e fraude financeira, que pode ter beneficiado o Primeiro Comando da Capital (PCC). O esquema movimentou cerca de 7,5 bilhões de reais.

As investigações apontam que o esquema operava por meio de duas fintechs (bancos digitais) que atuavam sem autorização do Banco Central: T10 Bank e Inovepay. O T10 Bank tinha parceria com o Banco Rendimento. O Bastidor revelou que Patrick Burnett, presidente da Inovepay e membro do grupo Lide, liderado por João Doria, foi preso esta manhã.

Não é a primeira vez que o Banco Rendimento é alvo da Polícia Federal. Durante a operação Lava Jato, o nome da instituição foi mencionado na delação do "doleiro dos doleiros", Dario Messer. Ele afirmou que o Rendimento comprava reais no Banco Basa, no Paraguai, para operações de lavagem de dinheiro.

O Basa está relacionado ao ex-presidente paraguaio Horacio Cartes, acusado de ser um dos maiores produtores de cigarros contrabandeados para o Brasil. Dario Messer foi condenado a 13 anos e 4 meses de prisão em regime fechado em agosto de 2020.

Sem autorização do Banco Central para atuar como financeiras, essas fintechs contratavam serviços de outros bancos utilizando o modelo conhecido como "banking as a service" (BaaS).

Elas ofereciam contas clandestinas, que permitiam transações financeiras ocultas dentro do sistema bancário oficial. As contas nas fintechs eram usadas por facções criminosas e empresas com dívidas trabalhistas e tributárias, entre outros fins ilegais. Segundo a PF, um dos clientes tem um débito de R$ 254 milhões na Dívida Ativa da União.

A Polícia Federal afirma que essas contas funcionavam como "contas bolsões", sem conexão visível entre quem enviava e recebia o dinheiro, e sem relação com os bancos que as hospedavam. Os clientes das fintechs faziam transações por aplicativos dentro dessas contas, mas a movimentação aparecia para os bancos oficiais apenas em nome das fintechs.

Além disso, máquinas de cartão de crédito em nome de empresas de fachada eram usadas para pagamentos ocultos, o que facilitava a lavagem de dinheiro. Segundo a Receita Federal, entre 2020 e 2023 as duas fintechs movimentaram 3,5 bilhões de reais a crédito.

Na operação desta quarta-feira, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, 7 de prisão temporária e 60 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Minas Gerais. 

Além das prisões, a Justiça suspendeu as atividades de 194 empresas relacionadas à organização criminosa, além de suspender a atuação de dois advogados junto à OAB (um em Campinas e outro em Sorocaba) e o registro de quatro contadores (dois em Campinas, um em São Paulo e um em Osasco). Foi determinado também o bloqueio de R$ 850 milhões em contas ligadas à organização.

Ao Bastidor, o Banco Rendimento afirmou que não presta mais serviços ao T10 Bank e que está colaborando com as investigações. 

Leia a íntegra da nota:

“O Banco Rendimento segue as regulamentações do Banco Central e de órgãos competentes, medidas que foram aplicadas desde o início da relação com o T10 Bank, onde todas as avaliações recomendadas foram executadas. No momento da operação, o Banco Rendimento já não prestava mais os serviços investigados para o T10 Bank. A Inovepay nunca foi cliente do Banco Rendimento. O banco continua colaborando com as autoridades.”

Elmar sucumbiu

31/10/2024 às 12:03

Veto de Lula e perda do apoio de Arthur Lira levaram ex-favorito a desistir da disputa

Leia Mais

Patrick Burnett, da Inovepay, é alvo de investigação da PF que apura tentativa de fraude no BNDES

Leia Mais

Na disputa pela Câmara, baixo clero reclama que Arthur Lira manterá controle sobre bilhões de reais

Leia Mais

Kassio suspende assembleia da Usina Laginha que deveria liberar precatórios bilionários a fundos

Leia Mais

Em acordo com Valdemar, Lira atrasa projeto que pode anistiar ex-presidente e golpistas de 2023

Leia Mais

PGR foi contra decisão de anular atos da Lava Jato contra Dirceu, mas não convenceu Gilmar Mendes

Leia Mais

Pare a assembleia

29/10/2024 às 17:12

Filha de João Lyra busca o STF para tentar barrar leilão de ativos da Usina Laginha

Leia Mais

Fachin manda arquivar inquérito sobre suspeita de propina paga a Renan Calheiros e Eduardo Braga

Leia Mais

Instituto Defesa Coletiva processa Meta, TikTok e Kwai por danos à saúde mental de jovens e crianças

Leia Mais

Deputado finalmente confirmou que já não era segredo para ninguém: seu candidato é Hugo Motta

Leia Mais

Dirceu livre

29/10/2024 às 09:49

Gilmar Mendes anula condenações de José Dirceu relacionadas à operação Lava Jato.

Leia Mais

A manobra de Lira

29/10/2024 às 09:44

Presidente da Câmara atrasa tramitação de PL da Anistia e cria comissão especial em meio à sucessão

Leia Mais
Exclusivo

Mister Vital

29/10/2024 às 06:00

Vice-presidente do TCU faz curso de inglês em Miami a um custo de 100 mil reais aos cofres públicos

Leia Mais

Juiz da falência da usina mantém assembleia que pode render fortuna em precatórios a fundos privados

Leia Mais

PGR pede suspensão de inquérito sobre rachadinha em gabinete de Janones para oferecer acordo

Leia Mais