Exclusivo

Zanin nega

Alisson Matos
Publicada em 23/05/2025 às 20:05
Investigados queriam revogação de medidas cautelares e desbloqueio de contas bancárias Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, negou revogar medidas cautelares e desbloquear contas bancárias de dois investigados no esquema de vendas de sentenças no Superior Tribunal de Justiça. O Bastidor teve acesso à decisão, que é mantida em sigilo desde o mês passado.

Os pedidos foram feitos por Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves, esposa do principal personagem do esquema, o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, e por Daimler Alberto de Campos, servidor afastado do STJ, que era o chefe de gabinete da ministra Isabel Gallotti.

Mirian solicitou o desbloqueio de contas bancárias e a devolução de veículos apreendidos. Já Daimler pediu para ser reintegrado à função pública que desempenhava e ter acesso à conta bancária. Zanin não atendeu.

No despacho, em relação ao servidor afastado, o ministro disse que as “medidas cautelares detalharam os indícios de materialidade e autoria no que se refere ao investigado, apontando para a verossimilhança das hipóteses criminais vertentes” e que não vê “razão para modificar a decisão”.

Zanin também negou acesso aos autos sob a justificativa de que a liberação poderia colocar em risco a apuração dos fatos.

O esquema, além do STJ, envolve venda de sentenças em tribunais estaduais. Cinco servidores de gabinetes do STJ - dos ministros Og Fernandes, Isabel Gallotti, Nancy Andrighi e Paulo Moura Ribeiro - e os desembargadores João Ferreira e Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, estão afastados.

Andreson Gonçalves está preso. A última operação da Polícia Federal terminou com a detenção do empresário Diego Cavalcante Gomes, amigo de Andreson e também frequentador dos bastidores do STJ.

Atualização às 21h de 23 de maio de 2025: O texto foi atualizado para se inserir a data da decisão.

Exclusivo

Negócios suspeitos de família

13/06/2025 às 10:00

PF investiga contratos do marido de deputada Elcione Barbalho com governo de seu filho no Pará

Leia Mais

STJ dá isenção de custas judiciais a magistrado do TJDFT que ganha 50 mil reais mensais, em média

Leia Mais

Governo aciona STF para ressarcir fraudes no INSS fora do teto de gastos e sem aval do Congresso

Leia Mais

Com dificuldade de quórum, CPI termina sem aprovar relatório que indiciava apenas 16 pessoas

Leia Mais

Câmara examinará cassação da deputada foragida Carla Zambelli, determinada pelo Supremo

Leia Mais

Forçou o contato

11/06/2025 às 20:58

Atacante Bruno Henrique, do Flamengo, é denunciado por participar de esquema de fraude em apostas

Leia Mais

Ministro do STF anula condenação de ex-presidente da Petrobras por compra da refinaria de Pasadena

Leia Mais

Pela moderação

11/06/2025 às 19:50

Com Gilmar, STF tem maioria para ampliar a responsabilidade das big techs por conteúdo de usuários

Leia Mais

Alexandre de Moraes pede ao Ministério da Justiça a extradição de deputada foragida na Itália

Leia Mais

Busca lenta

11/06/2025 às 16:27

Conselheiro pede vista e Cade suspende análise de processo de entidades jornalísticas contra Google

Leia Mais

Oposição trava votação do novo Código Eleitoral na CCJ do Senado e adia discussão para julho

Leia Mais

Dino vota por responsabilização das plataformas sem ordem judicial em casos de conteúdo ilegal

Leia Mais

Aposentada de novo

11/06/2025 às 11:49

CNJ pune desembargadora Sandra Inês, do TJBA, pela 2ª vez - agora, por manter “gabinete paralelo”

Leia Mais

Guerra pelo Safras

11/06/2025 às 06:00

Credores menores contrariam grandes grupos econômicos em processo de recuperação judicial

Leia Mais

General Paulo Sérgio diz ao STF que discutia apenas uma "Garantia da Lei e da Ordem" com Bolsonaro

Leia Mais