Republicanos prefere ficar de fora de uma federação com PP e PL
Depois de conversas preliminares, o Republicanos avisou que tem pouco interesse em compor uma federação com PP e PL.
De acordo com interlocutor inteirado das conversas, o partido, que é ligado à Igreja Universal, prefere ficar longe de uma candidatura única presidencial, priorizando candidaturas regionais e a eleição ao Congresso.
Na Bahia, por exemplo, parte da legenda, ligada ao ministro João Roma (Cidadania), quer apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Já em outros estados do Nordeste, como Pernambuco, o partido prefere Lula. Há estados em que o Republicanos prefere investir numa terceira via.
Diante disso, a menos que o cenário eleitoral mude completamente até o fim do primeiro trimestre do próximo ano, o presidente da legenda, o deputado Marcos Pereira, prefere não se comprometer com candidatura nacional. Em 2023, a legenda poderá aderir ao governo de turno.
O problema de uma federação partidária é a duração da união das legendas: uma legislatura, ou seja, quatro anos. O partido que quiser deixar a federação está sujeito a sanções, como a impossibilidade de acesso ao fundo partidário.
STF mantém prisão de Collor por seis votos a quatro
Leia MaisConselheiro da Eletrobras foi advertido por acusar colegas e divulgar documentos sigilosos.
Leia MaisHugo Motta diz que projeto de isenção do IR deve ficar para o 2º semestre.
Leia MaisDino intima Sóstenes Cavalcanti a esclarecer acordo paralelo para repartir emendas parlamentares
Leia MaisEconomista não vai mais disputar uma vaga no conselho fiscal da Eletrobras.
Leia MaisPortugal, Espanha e outros países da Europa vivem dia de apagão, com causas ainda desconhecidas
Leia MaisSupremo se articula e evita que prisão de Collor fique só na conta de Moraes
Leia MaisFux rejeita golpe e propõe pena menor para cabeleireira do 8 de janeiro, mas fica vencido
Leia MaisTribunal de Nova York condena George Santos a sete anos de prisão por roubo a doadores
Leia MaisAliados do ministro da Previdência atribuem sua fritura após episódio do INSS ao colega da Secom
Leia MaisGilmar leva caso do ex-presidente ao plenário físico e Moraes mantém prisão e nega domiciliar
Leia MaisAlex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol
Leia MaisFlávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas
Leia MaisPartido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026
Leia MaisCondenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal
Leia Mais