"Clima" desestabiliza Bolsonaro
O monitoramento das redes sociais realizado pela campanha de Jair Bolsonaro avaliou que apenas a live que o presidente fez na madrugada deste domingo, 16, não foi suficiente para conter o dano causado por sua declaração de que “pintou um clima” com meninas de “14, 15 anos” durante um passeio pela periferia do Distrito Federal.
Segundo uma fonte da campanha, o presidente ficou desestabilizado e irritado, dizendo que não irá tolerar que Lula leve sua fala ao debate da Band neste domingo. Seus auxiliares temem um descontrole.
Sempre que fica irritado, como está neste domingo, a tendência de Bolsonaro é a agressividade. E os eleitores de centro não gostam de sua versão agressiva, diz um aliado.
Existe a preocupação sobre como ele se comportará no debate caso Lula o questione sobre o que quis dizer com "pintou um clima" com as meninas de "14, 15 anos". A orientação é que Bolsonaro não perca a linha. Mas Bolsonaro anda irritado e nervoso.
O impacto da declaração, mostrou o monitoramento, ocorreu principalmente entre evangélicas. Para conter danos, a campanha enviará Michelle Bolsonaro às garotas venezuelanas citadas pelo presidente. Ao visita-las, a primeira-dama poderia esvaziar a conotação sexual da declaração.
A história começou em uma entrevista a um podcast na sexta-feira. Bolsonaro falava do suposto risco de o Brasil “virar uma Venezuela” caso Lula retorne à Presidência da República, quando relatou um encontro com meninas venezuelanas em São Sebastião, na periferia do Distrito Federal.
“Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, ‘posso entrar na tua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando –todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida”, disse o presidente.
O “pintou um clima” passou a ser usado como interesse sexual do presidente pelas menores de idade. Publicações do Twitter, uma delas do deputado André Janones, passaram a questionar o significado da expressão, usado normalmente para indicar interesse romântico ou sexual.
Na live da madrugada, o presidente acusou o PT de distorcer sua declaração. Afirmou que encontrou as jovens durante a pandemia, e que estava indignado com a situação delas. Bolsonaro disse que sua intenção era mostrar a situação das garotas que haviam fugido da Venezuela.
“O PT recorta pedaços como se eu estivesse atrás de programas. Fiz uma live, foi demonstrado o que estava acontecendo. [O PT] Pega pedaço e fala 'pintou um clima'? Que vergonha é essa? Sempre combati a pedofilia”, disse.
Dois temas colocaram Bolsonaro na defensiva nos últimos dias, segundo monitoramento de sua campanha: a sua proximidade com a maçonaria e a mentira de sua ex-ministra Damares Alves. A campanha identificou, agora, que o impacto de sua declaração sobre as meninas também engajou eleitores para além da bolha petista.
Indiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair
Leia MaisEm meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras
Leia MaisTribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista
Leia MaisJustiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida
Leia MaisMoraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.
Leia MaisSTF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas
Leia MaisIndicações para ANP e Aneel ignoradas por Alexandre Silveira causaram crise com presidente do Senado
Leia MaisAdvogados de militares acusados de participar de golpe dizem que plano para matar Lula não era sério
Leia MaisPGR pede para que todos os integrantes do Núcleo 3 do golpe se tornem réus
Leia MaisEmpresas que aprovam sistemas de apostas são estrangeiras; duas são de um paraíso das bets ilegais
Leia MaisCVM suspende Caramuru Alimentos S.A. e Sanesalto Saneamento S.A. do mercado mobiliário
Leia MaisDepoimentos no STF detalham uso da Polícia Rodoviária Federal para atrapalhar voto em Lula em 2022
Leia MaisEdnaldo Rodrigues desiste de ação no STF para voltar à presidência da CBF
Leia MaisMinistro Gilmar Mendes nega pedido de liminar e mantém eleição na CBF marcada para domingo (25)
Leia MaisFlávio Dino marca audiência para tratar de crescimento de emendas que governo é obrigado a pagar
Leia Mais