Advogado de Gilmar Mendes é impedido de julgar caso de Rubens Valente

Samuel Nunes
Publicada em 10/05/2022 às 14:27
Rodrigo Mudrovitsch representou Gilmar Mendes em todas as instâncias do processo contra Rubens Valente Foto: Divulgação/OAB

O Estatuto da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) proíbe que o advogado de Gilmar Mendes, Rodrigo Mudrovitsch, possa julgar o processo envolvendo o ministro do STF e o jornalista Rubens Valente, autor do livro "Operação Banqueiro".

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e outras duas entidades ligadas à defesa da liberdade de expressão e de imprensa encaminharam denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra a condenação de Rubens Valente. O jornalista foi obrigado a pagar indenização de 310 mil reais a Gilmar Mendes, pelas citações que fez ao ministro no livro.

Pelas regras da entidade, a Comissão deve analisar o caso e, se considerar válida a denúncia, abrir um processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde Mudrovitsch, atua. Esse processo pode levar vários anos.

A obra conta os bastidores da Operação Satiagraha, que levou o banqueiro Daniel Dantas à prisão, em 2004. O texto cita as ligações que o empresário mantinha com autoridades em diversos escalões e cita lateralmente Gilmar Mendes, com base em documentos e declarações públicas dos envolvidos.

Mudrovitsch representou Gilmar Mendes em todo o processo, desde a primeira instância, onde o ministro perdeu a ação, até os recursos, em que reverteu a decisão e conseguiu o pagamento da indenização.

Em 2020, o advogado foi indicado por Jair Bolsonaro para integrar a Corte IDH, com o apoio de Gilmar Mendes. O colegiado é composto por sete juízes, sendo Mudrovitsch o único brasileiro. Apenas três juízes que compõem o grupo são ex-juízes. Os mandatos são de 6 anos, com possibilidade de recondução.

De toda forma, isso não impede que o advogado tente exercer influência sobre os demais membros da Corte. Na prática, a ação movida pela Abraji corre risco de não prosperar.

Todo o procedimento entre a análise da Comissão e o posterior julgamento da Corte pode levar décadas, mas não há nada que impeça uma análise mais rápida do tema. Se for reconduzido, Mudrovitsch ainda terá mais 11 anos de mandato.

Outro problema é que, há entendimentos diferentes quanto à efetividade de decisões de tribunais internacionais contra o Brasil. A Constituição determina que convenções e tratados internacionais sobre direitos humanos, dos quais o país é signatário, têm força de emenda constitucional. Logo, as decisões dessas cortes têm efeito vinculante e devem ser obrigatoriamente seguidas pelo Brasil.

No entanto, existe uma corrente que contesta e diz que tais sentenças são infraconstitucionais e não podem alterar decisões tomadas pelo STF, como no caso de Rubens Valente. Além da indenização, a Suprema Corte também determinou que novas edições do livro contenham, obrigatoriamente, a íntegra da petição inicial de Gilmar Mendes e da sentença que condenou o jornalista. São mais de 200 páginas, que inviabilizam novas impressões da obra.

À Abraji, restaram poucas opções de recurso. Como o processo contra Rubens Valente já transitou em julgado no Brasil, não há nada o que fazer por aqui, a não ser o pagamento da indenização. A ideia de recorrer a um tribunal internacional é para tentar pressionar o Judiciário brasileiro a rever a condenação.

Amigos e colegas do jornalista organizaram uma vaquinha para ajudá-lo a pagar a indenização. Em dois dias, a campanha arrecadou cerca de 90 mil reais. 

Correção às 17h de 11 de Maio de 2022: O Bastidor informou erroneamente que Rodrigo Mudrovitsch era o único juiz da Corte IDH que não era membro da magistratura antes da indicação para o colegiado. Pedimos desculpas aos leitores.

Leia mais:

Judiciário já julgou quatro processos usando jurisprudência do caso de Rubens Valente

Jornalistas arrecadam 90 mil para ajudar repórter a pagar indenização a Gilmar Mendes

Governo volta a colocar Alexandre Padilha no centro do controle das emendas parlamentares

Leia Mais

Defesa de Bolsonaro é apenas uma justificativa para ato de pré-campanha eleitoral

Leia Mais

CCJ do Senado aprovou projeto que reintegra o quinquênio aos salários do Judiciário.

Leia Mais

Salomão retirou Moro do procedimento que suspendeu a atuação de quatro magistrados federais.

Leia Mais

MP no CNJ e defesa de magistrados alegam não haver razão para corregedoria processar quarteto.

Leia Mais

Pacheco segura

16/04/2024 às 15:14

Senador atende ao governo e adia sessão do Congresso que vai analisar vetos de Lula

Leia Mais

Após demitir primo do presidente da Câmara, governo recorre ao deputado para escolher substituto.

Leia Mais

Nísia Trindade volta ao Congresso e ouve críticas diretas sobre a falta de repasses na Saúde.

Leia Mais

Manobra derrubada

16/04/2024 às 13:29

Decisão de diretor-geral da ANM, que aumentou beneficiários do CFEM, é derrubada por colegas

Leia Mais

Forçou a barra

16/04/2024 às 09:11

Salomão truca Barroso no plenário do CNJ.

Leia Mais

Decisões de Salomão para afastar juízes do TRF4 não explicam direito razões para tirá-los dos cargos

Leia Mais

O Rei Salomão

15/04/2024 às 14:42

Corregedor Nacional de Justiça afasta, sozinho e sem PAD, quatro juízes que atuaram na Lava Jato.

Leia Mais

AGU discorda de resolução do governo do Pará que delega às cidades a competência para licenciamento

Leia Mais

Presidente do Senado não pretende pautar possível derrubada do veto de Lula no PL das Saidinhas.

Leia Mais
Exclusivo

Carga suspeita

14/04/2024 às 20:00

Diretor da ANM e superintendente podem responder por aval à exportação de manganês sem origem legal.

Leia Mais